Maranhão a 100% e Montargil a 97% garantem água para a campanha agrícola

23 Janeiro 2024, 11:40 Não Por João Dinis

As barragens do Maranhão e Montargil têm água armazenada que garante aos agricultores água para, pelo menos, as duas próximas campanhas agrícolas no Vale do Sorraia.

De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), as duas principais barragens abastecedoras do Vale do Sorraia encontram-se na sua capacidade máxima, pelo que a água das próximas chuvas deverá ser escoada, podendo vir a provocar cheias como as que se verificaram no último fim-de-semana.

Os dados reportados a 22 de janeiro, indicam que a barragem de Montargil acumulou de 15 a 22 de janeiro, mais 20% de água do que aquela que continha, estando agora a apenas 3% da sua capacidade máxima de armazenamento.

Relativamente há média de anos anteriores, as barragens registam cerca de 20 % mais água armazenada, do que no mesmo período em anos anteriores.

No Vale do Sorraia a barragem de Magos é a que apresenta mais maior capacidade de encaixe de água, com apenas 89% da sua capacidade inundada.

A Bacia do Tejo apresenta atualmente um total de 88% de capacidade de água armazenada, mais 14% em relação ao ano anterior.

________________

_____________________

_____________________