O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, assinalou o arranque do novo ano letivo com uma visita realizada no dia 16 de setembro a dez estabelecimentos de ensino do concelho, um por cada agrupamento escolar. O périplo incluiu a EB n.º 1 da Póvoa de Santa Iria, a EB Prof. Romeu Gil, a EB Pedro Jacques de Magalhães, o Jardim de Infância do Bom Sucesso, a EB n.º 1 de Alhandra, a EB do Bairro do Paraíso, a EB da Vala do Carregado, a Escola Secundária Alves Redol, a Escola Básica e Secundária de Vialonga e a Escola Secundária Gago Coutinho.
No ano letivo de 2025/2026 frequentam a rede pública do concelho cerca de 17 500 alunos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, distribuídos por nove agrupamentos de escolas e uma escola secundária não agrupada. O município assegura serviços de apoio às famílias e atividades de complemento educativo, reforçando a sua intervenção na área da educação.
Já no dia 17 de setembro decorreu, no Palácio do Sobralinho, a cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação para o ano letivo de 2025/2026. Estes protocolos abrangem dez áreas de intervenção e envolvem os agrupamentos de escolas e a escola secundária não agrupada, treze associações de pais e encarregados de educação e quinze entidades do movimento associativo, solidário, desportivo e cultural do concelho, bem como a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Lisboa, num total de 67 protocolos.
As parcerias estabelecidas incidem em áreas fundamentais para a vida escolar das crianças e jovens, com impacto direto também nas famílias. Entre as medidas contempladas destacam-se a Escola a Tempo Inteiro, as Atividades de Enriquecimento Curricular, as refeições escolares e o transporte dos alunos para as suas atividades letivas, garantindo assim melhores condições de aprendizagem, inclusão e apoio social.