A equipa da Tapadinha tomou conta da iniciativa do encontro desde o início e foi povoando o meio campo ofensivo em busca da vantagem. Os remates desenquadrados de Joãozinho (10′) e Duarte Henriques (18′) foram as melhores ocasiões para o conjunto da casa, perante um adversário que jogava em contenção, a tentar sair rapidamente para o contra-ataque.
A partir da meia hora de jogo, os escalabitanos começaram a invadir a sua zona de ataque com maior afluência, mas sem incomodar verdadeiramente o guardião do Atlético. Foi já perto do intervalo (43′) que os homens de Alcântara quase inauguraram o marcador: após cruzamento da esquerda de Vicente Durand, David Herrera, em excelente posição frontal, atirou por cima da barra.
No segundo tempo, o Atlético entrou com a mesma vontade, à procura do golo, e quase o conseguiu logo aos 47′, por intermédio de Caio, após passe de Caleb, mas o avançado brasileiro não ultrapassou o guarda-redes Nuno Hidalgo.
Não marcaram os locais, aproveitou o conjunto de Santarém para, em três minutos, festejar por duas vezes: aos 54′, na sequência de um livre cobrado por Tiago Madeira, Sidy Koume subiu mais alto que todos e cabeceou para o primeiro; aos 57′, João Ricardo fugiu pela esquerda, cruzou rasteiro para a entrada da área, onde estava David Monteiro a disparar forte e colocado para dentro das redes do Atlético.
Com uma vantagem confortável, os forasteiros foram controlando o encontro até ao final. O melhor que os alcantarenses conseguiram foi reduzir para 1-2, no último lance do jogo, após a cobrança de um canto e um auto-golo de Jaime Simões.
Com este triunfo, o U. Santarém está no quinto lugar com 8 pontos, enquanto o Atlético encontra-se na oitava posição com 6.
FICHA DO JOGO
ATLÉTICO CP 1-2 UD SANTARÉM
Ao intervalo: 0-0
LIGA 3 | SÉRIE B | 7.ª JORNADA
Estádio da Tapadinha, Lisboa
4 de outubro de 2025
EQUIPA DE ARBITRAGEM
ÁRBITRO PRINCIPAL: Sergio Jesus
ÁRBITROS AUXILIARES: Joaquim Gato e Pedro Afonso
QUARTO ÁRBITRO: Filipe Mestre
ATLÉTICO: Fábio Ferreira; Paulinho (cap.), Duarte Henriques, Bruno Almeida e Vicente Durand (Catarino, 74′); Ricardo Dias (Ruben Marques, 60′), Okoli (Barandas, 60′) e Joãozinho; Caleb, David Herrera (Nicolas Souza, 60′) e Caio (Ekanga, 81′).
Suplentes não utilizados: Rodrigo Dias, Fran, Delcio e Pito.
Treinador: Pedro D’Oliveira
Disciplina: cartão amarelo a David Herrera (40′), Bruno Almeida (63′), Barandas (80′), Nicolas Souza (83′) e Ekanga (90′).
UNIÃO DE SANTARÉM: Nuno Hidalgo; David Monteiro, Jaime Simões, Pedro Pereira e João Ricardo; Marco Grilo (cap.) (Diogo Ramos, 75′), Idrissa e Bamba (Tiago Madeira, 46′); Sidy Koume (Tomás Castro, 75′), Gonçalo Águas (Noah, 85′) e Manu (Rodrigo Teixeira, 93′).
Suplentes não utilizados: Pedro Teixeira, Rodeia, Rui SIlva e Nuno Reis.
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo a Marco Grilo (24′) e Sidy Koume (60′).
GOLOS: 0-1 Sidy Koume (54′); 0-2 David Monteiro (57′); 1-2 Jaime Simões (p.b. 96′)






