Liga dos Combatentes de Santarém inaugura museu para honrar memória de ex-militares

10 Outubro 2024, 21:55 Não Por André Azevedo

O Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes inaugurou um pólo museológico sobre a história militar nacional e da própria cidade. A cerimónia decorreu na tarde de quinta-feira, 10 de outubro, e contou com a presença do executivo municipal, do presidente da Liga dos Combatentes, Xito Rodrigues e do Ministro da Defesa, Nuno Melo, para além dos elementos do núcleo escalabitano e das demais entidades policiais, militares, religiosas e políticas da cidade e da região.

Carlos Pombo, presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes aproveitou a sua intervenção para explicar que o pólo museológico é uma forma de honrar a memória dos ex-combatentes, dando a conhecer a sua história à comunidade. O presidente no núcleo escalabitano deu ainda nota das dificuldades financeiras e materiais que a associação enfrentou para a criação daquele espaço, que foram ultrapassadas com ajuda dos sócios e das autarquias, a quem muito agradeceu o apoio.

Em declarações ao NS, o Ministro Nuno Melo referiu que os antigos combatentes são “heróis de Portugal e é nossa obrigação coletiva honrar-lhes a memória”, destacando o contributo na preservação dessa memória e a importância “para os mais jovens poderem ter um primeiro contacto com esse tempo que não pode ser só história mas também um tempo de tributo”, vincou Nuno Melo.

Alinhado com esta ideia, o presidente da Câmara de Santarém, João Leite, referiu a importância de abrir o pólo museológico à comunidade escalabitana e às escolas de Santarém para que se dê a conhecer uma parte importante da história de Portugal.

“Temos no presente o dever moral de garantir no futuro que todos aqueles que no passado lutaram pelo nosso país tenham esta memória bem presente em todos nós e este pólo museológico dá esse contributo”, vinca o autarca, garantindo ainda que o espaço vai ser incluído nos roteiros turísticos de Santarém.

____________________