Jovens distinguidos pelas melhores fotografias de Património da Lezíria do Tejo

14 Novembro 2024, 14:53 Não Por Redacção

Os jovens Tomás Gabriel Santos (Coruche), Fabiana Pinheiro (Azambuja), Lourenço Palmeiro (Coruche), António Zapata (Salvaterra de Magos) e Filipa Lobo (Alpiarça), foram os vencedores da edição 2023/2024 do Concurso de Fotografia Marcas na História – Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetônico, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e pelo EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.

As imagens destacaram-se entre todas as submetidas a concurso por alunos de 16 agrupamentos de escolas e 7 bibliotecas municipais, tendo cada uma pelas entrado a concurso nas respetivas categorias, de acordo com o grau de escolaridade.

O concurso Marcas na História teve início por ocasião do Ano Europeu do Património Cultural e já vai na sua 5ª edição. Começou por envolver o território da Região Lezíria do Tejo e alguns concelhos da Região Médio Tejo. Posteriormente, foram incluídos todos os concelhos da Região Médio Tejo e todos os concelhos da Região Oeste, totalizando os 34 concelhos (12 do Oeste, 11 da Lezíria do Tejo e 11 do Médio Tejo) das 03 regiões.

O concurso está dividido em 2 fases, a 1ª fase das Bibliotecas Escolares e das Bibliotecas Municipais (por concelho de cada região) e a 2ª fase, a Intermunicipal, em que são escolhidos os vencedores, um por cada escalão do total dos vencedores de cada região. No final são apurados 15 vencedores, 05 por cada região.

Os vencedores receberam por parte da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, vouchers duplos de um dia de atividades náuticas e de aventura, no “SóRio”, em Valada, Cartaxo. Receberam também publicações relacionadas com a União Europeia, oferta do EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.

No ano letivo 2024/2025 o tema do Concurso de Fotografia Marcas na História será Vamos Fotografar Gentes da Minha Terra e continuará a contar com a organização e apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, das Bibliotecas Municipais das 03 regiões (Oeste, Lezíria e Médio Tejo), da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, do Plano Nacional das Artes e do Centro de Informação da União Europeia – EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.

____________________