José Manuel Santos, atual Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), foi esta segunda-feira ratificado como Presidente da Agência de Promoção Turística das duas regiões, na Assembleia Geral Eleitoral da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), realizada no Convento do Espinheiro, em Évora. A lista de José Manuel Santos era a única a sufrágio, e foi eleita por uma esmagadora maioria dos associados, tendo apenas registado três votos em branco, estando assim ratificada a eleição dos novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028.
A nova Direção reflete uma ampla representatividade do tecido turístico regional, reunindo associações setoriais, grupos hoteleiros, operadores turísticos e projetos de enoturismo e sustentabilidade, num esforço conjunto para reforçar a coesão e a competitividade do destino Alentejo.
A cerimónia de tomada de posse está marcada para o próximo 7 de abril, pelas 15h00, na Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, Beja.
“A promoção turística do Alentejo precisa de uma resposta mais ambiciosa e agregadora, à altura dos desafios e oportunidades que temos pela frente. Queremos liderar o futuro com uma estratégia mais integrada, mais internacional e com forte ligação ao território e às empresas que o constroem diariamente”, afirma José Manuel Santos, Presidente eleito da Direção da ARPTA
Em comunicado a ARPTA refere que a estratégia parte de uma visão clara: reforçar a promoção externa do Alentejo, aumentar o peso do turismo internacional, garantir maior eficácia na gestão dos recursos e alinhar-se com uma estratégia de desenvolvimento sustentável para toda a região, incluindo o Ribatejo. A convergência operacional entre a Entidade Regional de Turismo e a ARPTA será um dos pilares para garantir maior coesão, inovação e capacidade de resposta.
O manifesto apresentado propõe uma Agência mais autónoma financeiramente, mais próxima dos associados, mais funcional na promoção externa e mais digital e inovadora. Estão também previstas ações concretas como a criação de clubes de produto, reforço da equipa técnica, novos instrumentos de marketing digital e campanhas de promoção em mercados estratégicos, como o Brasil, EUA e Espanha, bem como a aposta na captação de eventos internacionais e produções audiovisuais.
“Com uma nova equipa diversa e dinâmica, e uma estratégia orientada para resultados, a ARPTA prepara-se para afirmar o Alentejo como um destino turístico líder, autêntico e sustentável, adaptado aos desafios de um mercado global em constante mudança”, concluem.




