IP investe 22 milhões de euros na recuperação da Ponte de Vila Franca de Xira

25 Março 2024, 14:18 Não Por Lusa

A Infraestruturas de Portugal informou hoje que está aberto o concurso público para a reabilitação e o reforço estrutural da Ponte Marechal Carmona, sobre o rio Tejo, em Vila Franca de Xira, um investimento de 22 milhões de euros.

Em comunicado, a empresa pública explica que a intervenção visa “a reabilitação geral, incluindo o tabuleiro rodoviário”, da ponte localizada na Estrada Nacional 10, em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa.

Ao mesmo tempo, pretende reforçar a “segurança estrutural da ponte à ação sísmica”, adiantou ainda a empresa.

Entre os trabalhos previstos está, de acordo com a IP, o reforço dos pilares da ponte, junto à base, a “substituição dos aparelhos de apoio nos pilares-parede, encontros e pilares marginais por novos apoios de isolamento sísmico”, a substituição das juntas de dilatação do tabuleiro, “para acomodar os deslocamentos sísmicos”, e a “introdução de amortecedores entre o tabuleiro e os pilares marginais”.

A empreitada irá também incluir a reparação de zonas danificadas do betão, melhorias dos sistemas de recolha e drenagem da água nas juntas de dilatação do tabuleiro, a impermeabilização e repavimentação do tabuleiro e a “proteção geral e tratamento local das estruturas metálicas”.

Inaugurada em 30 de dezembro de 1951, a Ponte Marechal Carmona foi a primeira a ligar as duas margens do rio Tejo na região de Lisboa.

Com 1.224 metros de comprimento e um tabuleiro central de 524 metros, dividido em cinco vãos de 104 metros, é, atualmente, a única ponte sobre o Tejo cuja travessia é gratuita em ambos os sentidos.

O prazo de execução da obra é de 900 dias, sendo que as propostas poderão ser apresentadas até 15 de maio.

________________

_____________________

_____________________