IMI e Derrama baixam em Coruche em 2021

29 Outubro 2020, 17:11 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Coruche aprovou esta quarta-feira, as taxas de IRS, IMI e Derrama, para o ano 2021, que vão sofrer um incremento nos valores cobrados aos munícipes, com o objectivo de ajudar as famílias e aliciar empresas a instalarem-se nos territórios do concelho.

A taxa de IRS variável, valor que o município “cobra” aos contribuintes, irá manter-se nos 3%, num máximo de 5%, não sofrendo assim alterações para o ano 2021.

A taxa de IMI, que representa um dos maiores encaixes de receitas do município, cerca de 1,5 milhões de euros anuais, irá este ano sofrer um decréscimo na taxa cobrada pela autarquia coruchense, sendo agora de 0,33%, descendo assim uma centésima em relação ao ano de 2020, numa taxa que varia entre os 0,3% e 0,45%.

Em Coruche irá continuar a existir o “IMI familiar”, que fará uma redução da taxa de acordo com o número de dependentes de cada família, sendo que em sentido contrário o município irá efectuar um levantamento dos edifícios degradados ou devolutos, ou abandonados pelos seus proprietários, para que em 2022 possam sofrer uma majoração do valor do IMI, como medida penalizadora do estado em que se encontram, tentando assim incentivar os proprietários a cuidarem dos seus imóveis.

Esta foi a única taxa que não foi aprovada por unanimidade, com a bancada da CDU a apresentar uma proposta para a taxa mínima, sendo que o PS viria a aprovar a sua proposta por maioria.

Também a taxa da Derrama, valor que a autarquia cobra aos lucros das empresas, em sede de IRC, irá beneficiar as pequenas empresas, com lucros até 150 mil euros, que vão pagar 0,25%, ao invés dos 0,5% que pagaram em 2020.
As empresas com lucros superiores a 150 mil euros vão continuar a contribuir com 1% para o município de Coruche.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, este ajuste em baixa dos valores é um pequeno incentivo às famílias e empresas, mas também um sinal de apoio do município à fixação de pessoas e empresas no concelho.

________________

_____________________

_____________________