Igreja da Misericórdia de Cabeção candidata a imóvel de interesse municipal

7 Julho 2022, 10:16 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Mora pretende classificar a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Cabeção como imóvel de interesse municipal, e para tal tem a decorrer o procedimento para a fixação dessa classificação.

De acordo com o publicado esta quinta-feira em Diário da República, após decisão municipal de 30 de Junho, “o conteúdo e objecto da decisão de abertura do procedimento de classificação, bem como a planta de localização e implantação do bem imóvel e a zona geral de protecção podem ser consultados na Divisão de Obras e Urbanismo, durante o horário de expediente”, podendo os interessados pronunciar-se sobre a intenção da autarquia.

É intenção do município liderado por Paula Chuço preservar assim o património do concelho, em especial a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Cabeção, que em 2020 recebeu obras de reabilitação, com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor, incluíram a recuperação da Sacristia, da sala do Definitório, da sala do Arquivo e da sala de Exposições. A intervenção contemplou, ainda, a pintura das duas fachadas (Igreja e antigo Hospital) e a drenagem em torno do conjunto edificado.

A Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Cabeção, foi construída antes de 1600 à custa dos confrades e de esmolas do povo de Cabeção. Além da raríssima representação iconográfica da história de José do Egipto, em ‘banda desenhada’, tem representados o Bom Pastor, a Árvore de Jessé e da Família Franciscana.
Destacam-se ainda pinturas murais que invocam as obras de Misericórdia corporais.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________