A HyChem – Química Sustentável, antiga Solvay Portugal, que tem a sua sede na Póvoa de Santa Iria, irá instalar-se em Benavente, onde irá ocupar os armazéns da antiga Fusion Fuel, que foi declarada insolvente em novembro do ano passado.
A HyChem é uma empresa especializada na química do hidrogénio e parceira estratégica na transição da indústria para a neutralidade carbónica, irá assim ocupar o edifício que foi adquirido em 2022 pelo fundo Corum Eurion, e depois arrendado no ano passado, por um período de 20 anos gestora francesa Corum, e que nos últimos meses tinha já sido alvo de algumas tentativas de vandalização.
Em comunicado a empresa gestora salienta que o imóvel integrado no Parque Industrial de Vale Tripeiro, em Benavente, “foi construído em 2004 e totalmente remodelado em 2022, tendo sido adquirido pelo Corum Eurion em 2022, num investimento de 10 milhões de euros“.
A antiga fábrica de material industrial foi alvo de obras de remodelação em 2022, que a transformaram numa “unidade industrial, num edifício verde, com produção de energia renovável em regime de autoconsumo, bem como estações de carregamento de veículos elétricos, entre outras características que contribuem para o cumprimento dos critérios da ESG e tornaram possível a sua integração no fundo Corum Eurion, um fundo com certificação ESG”, explica a gestora.
Ricardo Quaresma, Senior Asset Manager da Corum para o Sul da Europa e Polónia, refere que a empresa está muito satisfeita com a ocupação do imóvel, “com características muito diferenciadas porque se ajusta não apenas à estratégia ESG do fundo CORUM Eurion, mas também à HyChen, que tem vindo a apostar de forma muito consistente na transformação industrial e na descarbonização”.
Para já não é ainda conhecida a estratégia da HyChem para o pavilhão de Benavente, bem como qual o volume de investimento e quantos postos de trabalho poderão vir a ser criados.