Anúncio 0

Bombeiros de Coruche celebram 97 anos com alertas à “capacidade operacional comprometida”

Por 

Anúncio 1
Anúncio 2

Como a cada 5 de Outubro, a Vila de Coruche celebra o aniversário do seu corpo de Bombeiros Municipais, comemorando-se este ano o 97º aniversário, que fica marcado pela despedida do Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, e pelos alertas deixados pelo Comandante da corporação, Nuno Coroado.

Com um discurso e visão bastante pragmática, Nuno Coroado, iniciou a sua intervenção destacando os “97 anos de serviço incansável, feito de solidariedade, sacrifício, profissionalismo, bravura e espírito de missão ao serviço de Coruche e de Portugal”, dos Bombeiros Municipais.

O Comandante alertou depois que “urge proceder à imediata substituição do nosso veículo de desencarceramento com 30 anos de serviço, por um novo veículo adequado à missão, com um custo aproximado de 450 mil euros”, considerando que “este é o investimento mais urgente e relevante para o socorro da população.”

Coroando afirmou ainda sentir-se magoado pelo facto que no último concurso aberto para ingresso de Bombeiros Sapadores, apenas se terem apresentado três candidatos, considerando que “algo mais tem que ser feito”, para tornar a carreira atrativa e apelativa aos jovens de Coruche.

O responsável deixou ainda uma palavra aos bombeiros Voluntários, que lado a lado com os Sapadores garantem o socorro à população, muitas vezes a suas expensas, apelando à Liga dos Bombeiros Portugueses para que possa ter aqui um papel que garanta a justa remuneração a estes bombeiros.

Para o Comandante dos Bombeiros de Coruche, seria também importante que a Cruz Vermelha Portuguesa instalasse uma base operacional em Coruche, lançando esse desafio aos futuros autarcas.

O Comandante terminou a sua intervenção alertando os responsáveis do município que serão eleitos na próxima semana, que no atual cenário dos Bombeiros Municipais, “a capacidade operacional está comprometida por este reduzido efetivo de bombeiros que o Corpo de Bombeiros detém”, pelo que urge que sejam tomadas medidas que revertam esta situação.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, que se despede das funções na autarquia, deixou uma mensagem de agradecimento aos bombeiros que garantem o socorro no concelho de Coruche, desejando que possam ser tomadas medidas pelos responsáveis governamentais que garantam a sua justa remuneração, bem como seja revista a entrada na carreira de bombeiro sapado, num discurso semelhante ao de anos anteriores.

Rodrigo Bertelo, Segundo Comandante Sub-Regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, aproveitou a ocasião para agradecer o empenho demonstrado pelos Bombeiros Municipais de Coruche no dispositivo de combate a incêndios, deixando ainda um apelo à união entre todos.

Em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses esteve Eduardo Silva Correia, que agradeceu aos homens e mulheres que em Coruche desempenham a missão de socorrer pessoas e bens.

O responsável da Liga deixou ainda a promessa que a entidade tudo continuará a fazer para defender os bombeiros, que continuam a não ver justiça no desempenho da sua missão.

A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu ainda ao Bombeiro Carlos Ferreira uma das mais altas condecorações, o Crachá de Ouro, pelos mais de 35 anos de serviço exemplar nos Bombeiros Municipais de Coruche.

Ao longo da sessão foram também outorgadas aos Bombeiros diversas condecorações pelos seus anos de serviço.

Os bombeiros do Quadro de Honra dos Bombeiros Municipais de Coruche foram também este ano reconhecidos pela autarquia, passando agora a integrar esse órgão de forma efetiva.

A sessão terminou com bombeiros e familiares num “Sorraia de Honra”.

Nova ambulância em dia de aniversário

Em dia de aniversário os Bombeiros Municipais de Coruche receberam da autarquia uma nova ambulância de socorro. A viatura foi alvo da tradicional cerimónia de bênção, a cargo do cónego Elias Serrano, e está agora ao serviço do socorro da população.

De acordo com o Comandante dos Bombeiros, no primeiro semestre do próximo ano é esperada a chegada do novo veículo de combate a incêndios urbanos e desencarceramento, cujo financiamento foi garantido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, através do programa PT2030.

Candidatos ausentes

Numa altura em que as eleições autárquicas dominam a atualidade, e a uma semana da sua realização, a 12 de outubro, bastante notada foi a ausência de alguns candidatos.
Dos atuais candidatos à Câmara Municipal de Coruche, apenas marcaram presença o do PSD, Francisco Gaspar, e o independente Dionísio Mendes.

Por 

Anúncio 4
Anúncio 5
Anúncio 7
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]
Anúncio 1