Hospital de Santarém já apoiou mais de mil viajantes

2 Julho 2024, 18:30 Não Por Redacção

A Unidade Local de Saúde da Lezíria, através do Hospital Distrital de Santarém, apoiou desde outubro de 2022, mais de mil viajantes, que ali tem uma equipa preparada para aconselhar os utentes aos cuidados que devem ter nos países para onde vão, bem como as obrigatoriedades, sobretudo no que diz respeito a vacinas.

A milésima consulta coube a Daniela Zabumba, que com viagem agendada para o Brasil dirigiu-se à Unidade Local de Saúde da Lezíria para uma Consulta de Medicina do Viajante, que havia sido previamente agendada.

De acordo com Marta Cerol, médica da Consulta de Medicina do Viajante, esta consulta deve ser realizada 4 a 6 semanas antes da data da partida e é dirigida a quem pensa viajar para destinos longínquos, dentro ou fora do Continente Europeu.

A médica acrescenta que, no âmbito desta consulta, “o viajante obtém aconselhamento médico orientado para as atitudes e medidas preventivas a seguir antes, durante e após a viagem, qualquer que seja o seu destino”.

Esta consulta tem ainda como objetivo avaliar as condições de saúde do viajante antes da viagem, assim como para administrar vacinas, incluindo a da febre-amarela, e passar o respetivo certificado de vacinação internacional.

A equipa da Consulta de Medicina do Viajante da ULS da Lezíria é constituída por uma médica (Marta Cerol), dois enfermeiros (Saudade Ivo e Pedro Malaca), uma administrativa (Idalina Amorim), uma técnica auxiliar de saúde (Zaida Frois) e uma farmacêutica (Filipa Madeira).

____________________

____________________