As celebrações do 25 de Abril de 1974 arrancaram em Santarém com a tradicional homenagem a Salgueiro Maia, junto à estátua do Capitão de Abril no Jardim dos Cravos, na quinta-feira, 3 de abril, data em que se assinala o 33.º aniversário do seu falecimento, em 1992.
A cerimónia contou com a presença de várias entidades e associações do concelho, militares e civis, e com a presença do executivo municipal, destacando-se a intervenção da vereadora Sofia Pó, que leu uma carta escrita a Salgueiro Maia, em que relembrava as memórias de infância daquela que é por muitos considerada uma das madrugadas mais importantes na história nacional.
À homenagem a Salgueiro Maia seguiu-se a inauguração da estátua de São Paulo, no Jardim da Liberdade, junto ao edifício do Tribunal, e a inauguração da exposição fotográfica “Novas Cartas Portuguesas – O Processo das Três Marias”, com imagens do fotógrafo Jorge da Silva Horta, captadas entre 1973 e 1975 das três escritoras portuguesas Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno. A exposição está patente no Jardim da República.



















