Anúncio 0

Governo prepara levantamento urgente das necessidades em infraestruturas policiais no distrito de Santarém

Atualidade
Regional

Por 

Anúncio 1
Anúncio 2

O Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, prometeu que vai reunir brevemente com o Comando Territorial GNR e com o Comando Distrital da PSP de Santarém para fazer um levantamento dos postos e esquadras do distrito que precisam de intervenções e de requalificação. As declarações foram feitas aos jornalistas à margem da inauguração do novo posto territorial da GNR em Alpiarça.

A reunião deverá ocorrer num espaço de tempo breve “numa questão de dias e não de semanas ou meses”, afirmando que espera mesmo que possa acontecer no dia seguinte à inauguração.

Para a região, o Secretário de Estado garantiu que há vários postos e esquadras que estão, ou vão ser, alvo de intervenções de requalificação, mas que ainda nenhum está em “fase de inauguração”, como o caso do posto territorial de Coruche. Também o Comando Distrital da PSP de Santarém vai ser alvo de uma intervenção de requalificação, com a primeira fase a passar pela reparação da fachada decrépita. Telmo Correia garantiu que “vamos olhar para esses vários projetos de investimento”.

“Se queremos ter mais jovens que queiram ingressar nas nossas forças de segurança e que desempenhem uma função fundamental (…) temos que trabalhar incansavelmente para que tenham melhores condições” referiu Telmo Correia. O estadista referiu ainda que este novo posto é um dos exemplos dos esforços que estão a ser desenvolvidos pelo Governo a nível da melhoria de condições de infraestruturas e equipamentos, que contribuem para a atratividade de novos polícias.

Também as condições salariais estão a ser revistas com o mesmo objetivo. Em 2023, houve um aumento de 2 níveis remuneratórios para o primeiro escalão da GNR e da PSP. Os salários base aumentaram entre 90 e 107 euros conforme a posição na carreira, equivalente a uma valorização entre cerca de 8,9% e 12,7% nos escalões mais baixos. Polícias municipais receberam aumentos até 280 euros, dependendo da categoria, com incremento adicional a partir de janeiro. No início de carreira, os aumentos anuais chegaram a aproximadamente 1.500 euros brutos, prevendo acréscimos semelhantes até 2026. Em julho de 2024, as forças de segurança começaram a receber um aumento no suplemento de risco, cuja componente fixa passou de 100 euros para 300 euros mensais. Esse acréscimo será pago em três fases: 200 euros em 2024, com adicional de 50 euros em janeiro de 2025 e mais 50 euros em janeiro de 2026, totalizando 400 euros. A componente variável do suplemento de risco mantém-se nos 20% do ordenado base. Esta medida foi aprovada pelo Governo em acordo com sindicatos representativos

Por 

Anúncio 4
Anúncio 5
Anúncio 6
Anúncio 7
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]