O Comando Territorial da GNR de Santarém levou a cabo um conjunto de operações no distrito, entre os dias 1 e 7 de setembro. Estas ações tiveram como objetivo a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, assim como a fiscalização em diversas áreas de âmbito contraordenacional.
No balanço da atividade operacional destacam-se 40 detenções. Entre estas, 19 por condução sob o efeito do álcool, seis por condução sem habilitação legal, três por furtos de metais não preciosos, dois por resistência e coação sobre funcionário, um por violência doméstica, um por roubo a edifício comercial e um por tráfico de estupefacientes.
Na vertente rodoviária foram fiscalizadas diversas infrações, num total de 545 contraordenações. Destas, 99 referem-se à falta de inspeção periódica obrigatória, 48 ao acondicionamento e disposição de carga, 36 à falta de iluminação ou sinalização, 29 relacionadas com tacógrafos, 28 por excesso de peso, 24 por condução com taxa de álcool superior ao permitido por lei e 19 por falta de seguro de responsabilidade civil.
Durante a semana registaram-se 83 acidentes de viação. Desses resultaram quatro feridos graves e 19 feridos leves.
No que respeita à fiscalização geral foram elaborados 11 autos de contraordenação. Sete estão relacionados com a legislação de defesa da floresta contra incêndios, dois com o consumo de produtos estupefacientes e dois com a legislação policial.
O Comando Territorial de Santarém sublinha que estas ações fazem parte do esforço contínuo da GNR em garantir a segurança, prevenir a criminalidade e promover a redução da sinistralidade nas estradas do distrito.