Fumo do grande incêndio de Ourém afecta Vale do Sorraia. Conheça que medidas deve tomar para se proteger

9 Julho 2022, 14:50 Não Por Redacção

O fumo do grande incêndio que desde dia 7 de Julho, quinta-feira, deflagra em Ourém, e que é há data de hoje combatido por 600 operacionais, apoiados por mais de 160 meios terrestres e uma dezena de meios aéreos tem-se feito sentir no Vale do Sorraia, sobretudo nos concelhos de Coruche e Salvaterra de Magos, onde se tem feito sentir uma névoa e um intenso cheiro a queimado.

A Agência Portuguesa do Ambiente explica que a poluição associada às emissões dos incêndios florestais, constituídas por partículas e compostos gasosos, apresenta riscos para a saúde humana por prejudicar a qualidade do ar que é inalado. Estas consequências na saúde podem manifestar-se através da irritação dos olhos e do trato respiratório, e podem ainda provocar uma diminuição da função respiratória que resulte em dores de cabeça, tonturas e náuseas.

Para prevenir estes efeitos a Direcção Geral de Saúde recomenda que sejam tomadas as seguintes medidas :

Evitar a inalação de partículas protegendo a boca e nariz com máscaras ou lenços húmidos;

Reduzir a actividade física e a utilização do tabaco. Se tem crianças não as deixe brincar na rua nem ir praticar desporto ao ar livre.

Deve ter particular atenção para as crianças com menos de 3 anos, porque a sua respiração é mais rápida que a dos adultos e trocam 2 vezes mais volume de ar que os adultos.

Permanecer no interior das habitações, mantendo as portas, janelas e tampas das lareiras fechadas Se necessário tapar frinchas existentes com panos molhados.
Se tiver sistemas de purificação de ar deve utilizá-los. Se tem ar condicionado deve colocar a opção de recirculação de ar tendo o cuidado de verificar se os filtros estão limpos, evitando deste modo que o ar exterior entre dentro de casa.

Se precisar de ir para a rua numa zona com fumo utilize um pano molhado para tapar o nariz e boca, de modo a evitar a inalação de partículas. No entanto tenha a noção que as mascaras usadas para proteger do pó, não são eficazes para proteger os seus pulmões das partículas finas do fumo. Permaneça perto do solo onde o calor e o fumo são menos intensos.

Se a temperatura está muito elevada dentro de casa e não tem ar condicionado recomenda-se procurar outro abrigo ou ser evacuada para zona com menos fumo.
Se permanecer em casa não fume, não acenda velas nem qualquer aparelho que funcione a gás ou a lenha, de modo a manter os níveis de oxigénio dentro de casa o mais elevado possível. Evite tudo o que pode aumentar a poluição dentro de casa.
Se tem de atravessar de carro uma zona com fumo mantenha as janelas e os ventiladores fechados, se o carro tiver ar condicionado, ligue-o em recirculação.
Perante uma atmosfera com fumo respire devagar, descontraia-se e não entre em pânico.

Os doentes cardíacos e respiratórios devem ter consigo a medicação de socorro e usá-la caso necessário.

Se tiver ou mantiver as queixas (ex. tosse intensa, falta de ar, peso no peito, tonturas e dores de cabeça) deve recorrer ao médico ou ao serviço de urgência mais próximo.

Num espaço isolado (confinado) o fogo consome o oxigénio rapidamente, diminuindo o seu conteúdo no ar inalado o que provoca a asfixia do indivíduo pelo que convêm evitar esta situação sendo evacuado rapidamente da zona. Mas se acontecer não entre em pânico coloque-se mais ao nível do solo, se tiver água molhe-se com ela e peça socorro.

________________

_____________________

_____________________