Forcados de Santarém deram significado maior ao Dia de Portugal em dia de mudança de cabo (com Fotos)

11 Junho 2023, 3:12 Não Por João Dinis

A Praça de Touros Celestino Graça, em Santarém, recebeu este sábado, 10 de junho, Dia de Portugal, a sua tradicional Corrida de Touros, integrada na Feira Nacional de Agricultura, que ficou este ano marcada pela mudança de cabo nos Forcados Amadores de Santarém, símbolo maior de um povo, que deram um significado ainda mais especial ao dia de celebração da portugalidade.

Perante uma casa quase cheia, atuaram a cavalo, António Telles, o espanhol Pablo Hermoso de Mendoza e João Salgueiro da Costa. Destaque para este último, que alcançou os melhores momentos artísticos.

A corrida fica marcada pela cerimónia de “troca de jaquetas”, entre João Grave e Francisco Graciosa, que é agora o novo líder dos forcados escalabitanos, que este ano cumprem 108 anos de fundação.

Pegaram pelo grupo de Santarém, o antigo cabo, Gonçalo da Cunha Ferreira, consumando ao segundo intento; o também anterior cabo, Diogo Sepúlveda, à primeira tentativa; João Grave, com uma grande exibição, ao primeiro intento, sendo a pega da sua passagem de testemunho; Francisco Graciosa, concretizando pega, já como novel cabo, ao primeiro intento; Salvador Ribeiro de Almeida, à primeira entrada e; Francisco Cabaço, também ao primeiro intento.

________________

_____________________

_____________________