Transporte “a pedido” está em fase piloto em Salvaterra e vai avançar em toda a Lezíria

10 Junho 2023, 17:10 Não Por João Dinis

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) está a implementar nos 11 concelhos que a compõem o USO – Transporte a Pedido da Lezíria do Tejo, que tem como grande objetivo a “resolução de um problema que tem a ver com a falta de mobilidade, sobretudo em locais muito pequenos ou pequenos aglomerados, ou em locais que, tendo alguma dimensão, têm pouco daquilo que habitualmente nós chamamos as camionetas da carreira”, explica ao NS o Presidente Pedro Miguel Ribeiro.

O USO pretende “criar as condições para que, em casos pontuais, através de táxis, se possa garantir essa mobilidade”, tendo em conta vários aspetos, nomeadamente que se realiza em “horários e em dias onde nem para cima nem para baixo, nestas horas haja duas horas para cima e duas horas para baixo, ou seja um gap de pelo menos 04 horas no transporte normal”.

Para utilizar o USO – Transporte a Pedido, as pessoas que vivam em lugares isolados e não servidos por transportes públicos vão poder em breve começar a ligar antecipadamente para um número (800 104 200), podendo depois agendar o seu transporte, que será realizado através dos táxis de cada concelho.

O pagamento do transporte será repartido, entre o utilizador, que “paga o equivalente a 70% daquilo que seria o custo de um bilhete da rodoviária e a CIMLT suporta o restante valor através dos seus fundos próprios”.

Pedro Miguel Ribeiro salienta que este é mesmo um “transporte a pedido” porque só irá aos locais “onde for pedido, se não for pedido não vai”.

O também autarca de Almeirim refere que neste momento decorre o projeto piloto no concelho de Salvaterra de Magos, em Almeirim tiveram já lugar algumas reuniões com os taxistas, estando essas reuniões a ser agendadas em toda a Comunidade Intermunicipal.

Após a implementação e “todas as afinações” necessárias no projeto piloto que está a ser realizado em Salvaterra de Magos a CMILT irá implementar faseadamente em todos os concelhos, não havendo ainda uma data anunciada para a implementação total nos 11 concelhos da Lezíria do Tejo.

________________

_____________________

_____________________