Festival do Arroz Carolino apresentou a melhor edição para promover produto endógeno (com Fotos)
7 Maio 2024, 7:49A Praça do Município, em Benavente, recebeu esta segunda-feira pela noite, a apresentação da sexta edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias, que decorrerá de 17 a 19 de maio na Zona Ribeirinha de Samora Correia.
Considerado pelo Município de Benavente, que organiza o certame, como “um dos eixos estratégicos do desenvolvimento e afirmação turística do território”, o festival iniciado em 2017, tem como grande objetivo a promoção e valorização do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, produto endógeno da região e que se tem afirmado como uma das marcas do concelho de Benavente.
Com uma estratégia claramente definida, o Municipio de Benavente, aposta num festival recheado de pontos de interesse, como o produto comercial e gastronómico como o arroz, um grande cartaz musical e muitas atividades transversais a vários públicos.
Na sua intervenção durante a apresentação, Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente começou por salientar o “investimento significativo na promoção de um produto”, que pretende também valorizar um produto cujo preço por tonelada tem estado a ser desvalorizado.
Para o autarca esta tem sido “uma aposta bem sucedida”, em que há que enaltecer o trabalho dos técnicos da Câmara Municipal de Benavente, que o planeia e constroem, demonstrando um grande profissionalismo e capacidade de execução.
A edição deste ano é também importante naquilo que será a requalificação da zona ribeirinha de Benavente, sobretudo na zona da “Quinta dos Gatos”, onde a autarquia se tem empenhado nas últimas semana nos trabalhos preparatórios do evento, que servirão de base para a futura disponibilização do espaço à comunidade.
Com uma programação apostada na qualidade, Carlos Coutinho destacou os concertos de “RFM The Time Machine Show” (dia 17), Xutos e Pontapés (dia 18) e David Carreira (no dia 19), como os grandes atrativos para um evento que tem no Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas o ingrediente principal.
“Este evento proporciona à população a possibilidade de assistir gratuitamente a um grande evento”, terminou o autarca.´
Presente no evento esteve a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), que apoia o evento, que na pessoa do seu Presidente, José Manuel Santos, considerou este um “evento diferenciador”, que aposta num produto regional, potenciando-o como produto turístico e atractor de pessoas para a região.
Para o responsável do setor do Turismo na região, este evento está já a “integrar os grandes eventos do Ribatejo”, dando também “grande visibilidade à Lezíria do Tejo”, para lá das fronteiras da região.
Depois da edição do ano passado, realizada em Benavente, ter ultrapassado os 60 mil visitantes, a edição deste ano volta a ser um evento ecológico e inclusivo.
Durante três dias a gastronomia, os produtos regionais, o artesanato e a animação vão ser uma constante, num programa que pode ser consultado em https://festivaldoarrozcarolino.pt/programa/