Festa dos Fazendeiros regressa a Pontével

8 Abril 2023, 19:29 Não Por Redacção

A freguesia de Pontével, no concelho do Cartaxo, recebe este ano a 44ª edição da Festa dos Fazendeiros, cujas atividades se vão desenrolar a 16 e 21 de abril e 7 de maio.

A Festa dos Fazendeiros “é uma homenagem aos homens e às mulheres que dedicaram a sua vida ao mundo rural e às tradições mais profundas da vida comunitária, seja pela sua profissão, seja pelas artes manuais ou expressões culturais, vai voltar a chamar a Pontével, centenas de visitantes”, anuncia a autarquia do Cartaxo, que convida todos a admirar as ruas engalanadas e assistir ao cortejo, é passear por um verdadeiro museu etnográfico, criado por pessoas de todas as idades, em homenagem à história da comunidade.

O  Cortejo de Viaturas e Grupos Apeados, é o ponto alto das festividades que se realizará a 16 de abril, pelas 15.30 horas.

Mas o dia 16 de abril começa cedo, logo às 10.30 horas, com a abertura da Tasquinha, que vai oferecer os seus petiscos tradicionais e a famosa e única Caspiada, para além de outros bolos que integram a cultura gastronómica de Pontével. Às 10.30 horas, vai ser hora de ciclistas trajados a rigor levarem as suas pasteleiras e bicicletas antigas, a dar uma volta pelas ruas da Vila, que já estarão devidamente engalanadas para a exposição de Janelas Decoradas. No Largo Mariano de Carvalho, a Exposição de Gado vai fazer as delícias dos mais novos e lembrar aos de maior idade, as tradições da sua terra. O Domingo de Pascoela é, assim, um domingo dedicado às tradições e à cultura de Pontével, que conta com a participação ativa e empenhada de toda a população.

No dia 21 de abril, sexta-feira, às 21.21 horas, serão entregues os Prémios aos Participantes no Cortejo de Viaturas Rurais e Exposição de Janelas Decoradas. No dia 7 de maio, domingo, às 13 horas, vai ter lugar o almoço que encerra a Festa dos Fazendeiros – o Almoço dos Fazendeiros com mais de 70 anos, no decorrer do qual será feita a Homenagem aos Fazendeiros e Fazendeiras nascidos em 1945, 1946, 1947 e 1948.

________________

_____________________

_____________________