Farmácias de Benavente e Salvaterra de Magos integram campanha solidária a favor de afectados pela pandemia

18 Dezembro 2020, 10:59 Não Por Redacção

Três farmácias dos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos, nomeadamente, Batista, Miguens e União, integram a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, que reverterá a favor dos mais afectados pela pandemia da Covid-19.

Entre 14 e 22 de Dezembro, os portugueses serão convidados a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.

Desde que foi lançada, em Março deste ano, a Emergência abem: COVID-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

Vivemos tempos conturbados que exigem uma especial atenção para com aqueles que se encontram em situação vulnerável, nomeadamente com dificuldades no acesso a medicamentos e serviços de saúde. O Programa abem: Rede Solidária de Medicamentos tem permitido apoiar muitas pessoas cuja insuficiência económica condiciona a aquisição de medicamentos, condição essencial para a qualidade de vida a que todos temos direito. A campanha “Dê Troco a Quem Precisa” permite intensificar o apoio às pessoas mais carenciadas e contribuir para um futuro melhor, desígnios que devem constituir uma missão conjunta e partilhada por todos. Nesta quadra natalícia, forçosamente diferente de todas as que já vivemos, é fundamental dar o nosso contributo para que todos tenham um Natal feliz, marcado pela generosidade, solidariedade e harmonia. Colabore com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa” para promover o espírito de união que caracteriza esta época e apoiar aqueles que mais necessitam”, apela Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, que acolheu o projecto.

A crise provocada pela pandemia evidenciou as desigualdades sociais e económicas. Há hoje mais famílias em situação de grande dificuldade, as quais urge ajudar no acesso à saúde. Através desta Campanha pode contribuir com o troco das suas compras nas farmácias aderentes do distrito de Santarém para fazer chegar saúde a quem mais precisa”, refere Manuela Quartau, farmacêutica.

Existe ainda uma rede de 75 Farmácias abem: onde os 1.168 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de Maio de 2016, já foram dispensadas 75.066 embalagens de medicamentos no distrito de Santarém no âmbito do Programa.

_________________

____________________