Exposição “Velhos são os trapos” perpetua tradições e bordados de Coruche (com Fotos)

11 Dezembro 2022, 9:12 Não Por João Dinis

O Núcleo Rural de Coruche recebeu este sábado a inauguração da exposição “Velhos são os trapos – bordados, saber-fazer, artes e tradição”, que reúne parte do espólio do Rancho Folclórico Regional do Sorraia, composto por peças bordadas, verdadeiras obras de arte, que são o reflexo das tradições coruchenses.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, salientou que esta mostra é o reflexo do trabalho que tem sido feito com os Ranchos Folclóricos do concelho, que tem permitido dar “vida” ao Núcleo Rural de Coruche, que perpetua as tradições, usos e costumes do concelho de Coruche.

O autarca destacou ainda o trabalho que tem sido desenvolvido no Núcleo Rural, que sobre orientação de Aníbal Mendes tem desenvolvido um trabalho junto das associações e artesões locais, com o objectivo de não só mostrar as artes e saberes de Coruche, mas também ensiná-las.

A inauguração da exposição, com peças que representam as comunidades dos Foros de Coruche e de Vila Nova da Erra, ao longo do século XX , foi o primeiro acto de uma iniciativa que contará ainda com ateliers técnicos e práticos de costura e bordados e conferências temáticas.

António Brasileiro, um apaixonado pela história e etnografia de Coruche, que integra o Rancho Folclórico Regional do Sorraia, realizou a apresentação da exposição, que apresenta um conjunto de peças, como lenços, tapa jarros, lençóis ou mesmo peças de roupa, que foram transformadas em verdadeiras obras de arte, com bordados feitos por mãos de todas as idades.

________________

_____________________

_____________________