ExpoMora 2024 com um crescimento de 25%

3 Setembro 2024, 19:51 Não Por João Dinis

Mora recebe de 6 a 8 de setembro, no próximo fim-de-semana, a edição 2024 da ExpoMora, que segundo revelou ao NS a Presidente da Câmara Municipal de Mora, Paulo Chuço, que organiza o certame, “tem um crescimento de 25%”, no que diz respeito às entidades que vão marcar presença no evento.

“Este ano apostamos em algumas novidades”, começa por revelar Paula Chuço. “Tivemos uma preocupação de trazer artistas que fossem ao encontro da das várias faixas etárias”, antecipa, anunciado depois as presenças de Toni Carreira, na sexta-feira, 6 de setembro, Richie Campbel, no sábado, e Sara Correia, no domingo, 8 de setembro.

A autarca destaca ainda a presença “da nossa Maria Benedita”, que irá atuar pelas 17.30 horas de domingo, 8 de setembro.

Após a inauguração do certame, pelas 19 horas de sexta-feira, e ainda na presença das entidades oficiais, será inaugurada “uma exposição de fotografia” de um autor local e que nunca tinha feito uma exposição.

Esta vai ser uma ExpoMora em que mais uma vez “será dedicada às freguesias”, que vão ter um espaço generoso num dos pavilhões para que possam apresentar o que cada um dos seus territórios tem de melhor.

“No sábado vamos ter no Auditório do Pavilhão de Exposições, o lançamento do livro da Fátima Lopes”, com a presença da autora, pelas 16 horas..

Além de um espaço inteiramente dedicado aos jovens, “com matriquilhos, touro mecânico e outros divertimentos, a ExpoMora contempla também um conjunto de atividades desportivas como BTT, Malha, Peddy Paper, Padel, a decorrerem durante o fim-de-semana.

“Temos mais expositores, temos mais restaurantes, temos mais bares, portanto temos um acréscimo de 25% dos expositores”, revela Paula Chuço, que considera que “é muito bom para nós, é sinal que as pessoas estão a gostar do formato como estamos a explorar a ExpoMora e estão a apostar no nosso concelho.”

As perspetivas são da maior ExpoMora de sempre,  quer em número de expositores, mas também de visitantes, algo que é encarado com otimismo pela autarca, sobretudo porque será um impulso para a economia local. “Trazer muita gente ao nosso concelho, é esse o nosso objetivo, porque nós trabalhamos  muito à base do turismo e quanto mais pessoas vierem ao nosso concelho mais conseguimos desenvolver o nosso concelho e mais conseguimos levar o nosso concelho mais longe e é isso que pretendemos e é nesse sentido que vamos trabalhando.”

Freguesias em grande destaque

“O concelho é constituído por quatro freguesias e nós trabalhamos com as quatro e tentamos sempre divulgar as quatro, nunca esquecendo também o chamado lugar de Malarranha”, salienta Paula Chuço, que frisa uma vez mais que “em qualquer evento que temos, gostamos sempre de evidenciar as nossas freguesias.”,
Este ano, além de uma maior área expositiva vão também marcar presença os grupos de cante alentejano, bem como todas as atividades culturais, desportivas e económicas de cada uma das quatro freguesias.

Certame importante para os empresários

Além de uma maior presença de expositores, o Município de Mora a exemplo do realizado em anos anteriores, terá também um espaço destinado à ADRAL, que pode receber empresários que pretendam investir no concelho, auxiliando em todo o processo, desde os apoios disponíveis, à formalização de candidaturas.

“Vamos ter certamente muitos visitantes de todo o país, pelo que será bom para todas as empresas, para se mostrarem, mas também para os alojamentos, que já estão cheios, para os restaurantes, para todos”, diz-nos.

“Poder haver aqui uma dinâmica e poder alavancar, digamos assim, a economia local, isso é bastante importante, e reunir isto tudo neste evento é muito positivo”, remata.

______
____________________