João Leite apresenta prioridades para último mas primeiro ano de mandato à frente da Câmara de Santarém

16 Setembro 2024, 19:13 Não Por André Azevedo

O novo presidente da Câmara de Santarém, João Leite, que substitui o social-democrata Ricardo Gonçalves após a suspensão do seu mandato, apresentou a sua visão do que são as prioridades do município para o último ano de mandato deste ciclo eleitoral, que terminará em 2025.

O autarca deixou claro que haverá um grande investimento na requalificação de Santarém, desde a frente ribeirinha, na zona da Ribeira de Santarém, até à continuação da requalificação do centro histórico da cidade, passando também pela execução do designado “masterplan” para o Campo Emílio Infante da Câmara. As freguesias não serão esquecidas, onde serão feitas várias intervenções com o objetivo de “valorizar o património de todo o concelho”, dando como exemplo a requalificação do Mouchão de Pernes, empreitada que avançará “em breve”. João Leite traçou ainda como meta apresentar o projeto para a frente ribeirinha no Dia da Cidade, a 19 de março de 2025.

Abordando o Plano Diretor Municipal (PDM), o autarca estabeleceu uma meta de apresentação até ao final do ano, revelando ainda que deixa de ter esse pelouro, ficando entregue à nova vice-presidente, Beatriz Martins (PSD) e ao vereador Nuno Russo (PS).

No parque escolar, João Leite avançou que os objetivos passam pela requalificação e reabertura da Escola de S. Salvador e pelas requalificações das escolas de S. Bento, Ginestal Machado e EB2,3 de Alcanede.

Na área da saúde o autarca anunciou que existirão 11 intervenções em vários postos médicos e centros de saúde espalhados por todo o concelho, com o objetivo de melhorar as condições de serviços “essenciais para todos os habitantes do concelho de Santarém”.

No que toca a infraestruturas desportivas o autarca referiu vários projetos, desde a academia de futebol que é “o primeiro passo para a construção da Cidade do Desporto de Santarém”, dizendo acreditar que o concurso vai ser preenchido em breve, com a obra a arrancar o mais rápido possível. O autarca referiu ainda a construção de um pavilhão multidesportivo em Pernes e as requalificações do campo de rugby da Escola Superior Agrária e do campo da Ribeira de Santarém, bem como a reconstrução do campo das Abitureiras.

O autarca não descurou as políticas de captação de investimento privado, referindo que continuarão a ser uma das prioridades do município.

“É bom relembrar que estão a decorrer 200 milhões de euros de investimento privado no nosso concelho”, vincou João Leite. O autarca reforçou ainda que este investimento vai criar postos de trabalho e por consequência crescimento populacional, tratando-se de um incentivo para “preparar terreno do ponto de vista da habitação, do espaço público e das escolas para dar resposta a este crescimento”.

O autarca deixou ainda claro que as Juntas de Freguesia do concelho serão “parceiros reais do munícipio”, e que a relação até agora construída entre as autarquias será para manter e reforçar. Nesse sentido anunciou o reforço da delegação de competências e do gabinete de apoio às freguesias.

O autarca afirmou ainda que vão dotar as Juntas de Freguesia de “capacidade de recursos humanos para que tenham condições de dar corpo aos projetos que queremos ver delegados”.

____________________