Eventos são âncora do turismo de Coruche (com Vídeo)

5 Março 2024, 20:10 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Coruche apresentou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a programação anual de eventos, que são a grande âncora do turismo do concelho.

No espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Coruche levou o melhor que o território tem para oferecer aos seus visitantes, “experiências turísticas autênticas e completas, com destaque para o alojamento, os recursos naturais e a oferta cultural e gastronómica.”

A anteceder uma degustação do já famoso “Comer de Carne”, recordando sabores e saberes antigos, foi apresentado o calendário de eventos, de onde se destacam este ano as comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, o Festival Internacional de Balonismo, a vigésima edição dos Sabores do Toiro Bravo, as 24 horas de BTT, as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, a Feira de São Miguel e este ano a Bienal de Artes de Coruche.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Fátima Galhardo, salientou ainda a importância das coletividades e empresários locais no sucesso dos eventos, que anualmente atraem a Coruche milhares de pessoas.

Numa simbiose entre o território natural e a gastronomia, os eventos são fundamentais para a economia local, pois permitem garantir rendimentos a muitas famílias.

Conheça a programação dos eventos em Coruche no ano 2024:

Março

> 1 a 3 de março – 34.ª edição das Jornadas de Gastronomia

As Jornadas de Gastronomia prestam homenagem à gastronomia típica local no fim de semana de 1 a 3 de março. Em 2024 são nove os restaurantes aderentes que apresentam propostas irrecusáveis de degustação do melhor que o Ribatejo oferece. O programa, que oferece ainda animação e música, recorda também o legado deixado pelo gastrónomo coruchense José Labaredas, que em 1999 editou o livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”, contribuindo de forma indelével para a salvaguarda da cultura gastronómica coruchense.

> 8 de março a 13 de maio – Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Coruche prepara-se para viver um mês excecional de comemoração pelos 50 anos do 25 de Abril. Num convite à festa e ao envolvimento da população, promovendo a participação ativa na vida democrática, o momento é de evocação, aprendizagem, partilha, reflexão e ação, marcando a passagem de testemunho entre gerações e estimulando a consciência coletiva para a cidadania e para a construção dos próximos 50 anos de Democracia. O programa oficial das comemorações promete numerosas iniciativas e eventos ao longo do ano, incluindo exposições, conferências, tertúlias e concertos, com incidência especial no mês de Abril. A abrangente programação das comemorações, que procura mobilizar, inspirar e envolver a comunidade, estabelece-se recordando o crucial contributo da cultura para a concretização da Revolução dos Cravos, reinscrevendo o desejo de ação e de pensamento crítico, para que as comemorações não se cinjam à revisitação do 25 de Abril, mas reflitam sobre as conquistas de ontem, hoje e amanhã. De exposições a projetos escolares; de colóquios a espetáculos, a celebração dos 50 anos do 25 de Abril em Coruche é uma jornada inclusiva, multifacetada e emocionante, unindo passado, presente e futuro.

> 21 a 24 de março – VII Festival Internacional de Balonismo de Coruche

O Festival Internacional de Balonismo de Coruche regressa já em março com balões de ar quente provenientes de vários pontos do mundo que irão mais uma vez pintar os céus de Coruche. Também os visitantes são transformados pela paisagem única, no silêncio manso da grande altitude, sobre a lezíria do Vale do Sorraia, testemunhando o montado de sobro a abraçar o horizonte. Para quem não aprecia grandes altitudes, o Festival tem também balões estáticos, fixos ao solo, uma feira de artesanato e produtos locais, o Street Food Fest, um evento de caminhada e intensa animação paralela, repleta de surpresas e momentos inesquecíveis para toda a família.

Maio

> 3 a 5 de maio – 20.ª edição dos Sabores do Toiro Bravo

A carne de toiro bravo é protagonista e dá o mote a este evento gastronómico único, associado aos valores tradicionais da cultura tauromáquica. O certame, que recebe em média cerca de 20 mil visitantes por edição e que tem lugar destacado nos principais roteiros gastronómicos, realiza-se este ano de 3 a 5 de maio em típicas tasquinhas ribatejanas instaladas na Praça de Toiros de Coruche. Está prometida animação musical, bem como exposições e atividades paralelas, entre as quais mostras de artesanato, folclore, romaria, atividades desportivas, o Concurso Morfofuncional do Cavalo de Raça Luso-Árabe e animação taurina.

> 25 de maio – Coruche Fashion Cork – Desfile de Moda

O desfile de moda Coruche Fashion Cork, que habitualmente se realiza no âmbito da Feira Internacional da Cortiça (FICOR), acontece este ano autonomamente. O evento, que alia o melhor da moda com inspiração na cortiça, divulga os projetos e as ideias vencedoras do Concurso de Ideias e Criatividade e apresenta ainda na passerelle as novidades do comércio local, num espetáculo com momentos culturais altos e com participações de estilistas de renome.

> 26 de maio – 18.ª edição da Corrida das Pontes e da Família

A Corrida das Pontes e da Família reúne centenas de atletas que participam numa verdadeira festa desportiva a correr ou a caminhar. À semelhança de edições anteriores, é possível fazer um percurso de 10 quilómetros em estrada plana (Corrida das Pontes) ou, como alternativa, uma caminhada de 3,5 quilómetros (Corrida da Família). A Corrida das Pontes tem vindo a destacar-se ao longo dos anos pela excelente organização e pelo percurso atrativo que anualmente é traçado. A grande afluência ao evento é partilhada com a Corrida da Família, que se realiza em simultâneo e que é dedicada ao público em geral.

Junho

> 8 de junho – Triatlo de Coruche

A zona ribeirinha da vila de Coruche recebe a 8 de junho centenas de atletas preparados para o Triatlo de Coruche, grande desafio constituído por uma prova de triatlo pontuável para o Campeonato Nacional Jovem de Clubes de Estafetas Mistas. O Triatlo de Coruche é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Coruche e da Federação de Triatlo de Portugal. O evento anima verdadeiramente o centro da Vila e toda a zona ribeirinha.

> 15 de junho a 13 de julho – Sons de Verão

O festival de música Sons de Verão preenche as noites quentes de verão com uma programação cuidada que reúne bandas e artistas de sonoridades e géneros diversificados, do jazz à música popular; do rock ao folclore, e sempre ao ar livre.

> 15 e 16 de junho – 24H BTT CCH

A prova de resistência em bicicleta de montanha 24H BTT CCH disputa-se durante 24 horas pela lezíria e pela charneca ribatejanas num circuito de aproximadamente 10 quilómetros por volta. Organizada pelo Município de Coruche em parceria com a associação Strix Bike Team, a competição de BTT mais aguardada do Concelho põe à prova participantes a solo ou em equipas masculinas, femininas ou mistas de dois, quatro ou seis elementos. Como sempre, garantem-se surpresas e novos desafios.

Julho

> 18 a 20 de julho – Festival da Juventude

O Festival da Juventude é, na verdade, muito mais do que uma festa dedicada à juventude. Além da oferta cultural, preveem-se eventos desportivos (torneios de futsal, futebol de praia, canoagem, entre outros), mas também criativos, radicais e puros momentos de animação e festa com DJs, concertos, sunsets e animação noturna.

Agosto

> 14 a 18 de agosto – Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo

A principal festa coruchense, em honra de Nossa Senhora do Castelo, é o grande momento de encontro das gentes, marcando também o regresso da diáspora coruchense e a receção de muitos que reconhecem a grandiosidade das celebrações em devoção à padroeira de Coruche. Todos os anos milhares de visitantes testemunham mostras da excelente gastronomia ribatejana, a procissão, o cortejo histórico e etnográfico, o tradicional fogo-de-artifício, concertos, animação taurina nas ruas do centro histórico e tertúlias numa multiplicidade de iniciativas que caracterizam o território e a cultura local.

Setembro

> 27 a 29 de setembro – Feira de São Miguel

A centenária Feira de São Miguel preserva tradições que remontam às origens do Concelho, nomeadamente a atividades predominantes em épocas ancestrais, como a agricultura. Já não se veem carrosséis ao som de flautistas, mas ainda se destaca o mercado da feira no Parque de Feiras e Merendas, que reúne vendedores, artesãos, animação, gastronomia e o que de mais genuíno e tradicional Coruche tem para dar.

> 19 de outubro a 3 de novembro – Bienal de Artes de Coruche

A Bienal de Coruche – Percursos com Arte é um evento de artes visuais que se assume como espaço de afirmação de novos talentos e de estimulação da apreciação estética do público, aproximando-o dos artistas e da cultura, contribuindo para a sua descentralização. As residências artísticas serão também descentralizadas pelas freguesias do Concelho, propiciando o contacto entre os artistas e as comunidades locais. Realizada desde 2003, a Bienal tem fomentado o diálogo entre locais, artistas plásticos e profissionais das artes visuais, reforçando a articulação simbiótica entre o objeto artístico e o espaço envolvente pela integração das obras no meio urbano e arquitetónico. O evento, focado na arte pública, desenvolve ainda as Envolvências Locais, que desde 2013 aproximam e envolvem a comunidade num projeto artístico comum, nomeadamente escolas, associações, fotógrafos, artesãos e artistas. Ao longo de mais de duas semanas são muitos e diversificados os eventos a decorrer paralelamente por toda a Vila, ao ar livre e em infraestruturas municipais – workshops, espetáculos, residências artísticas e animação cultural, tudo a não perder até 3 de novembro. Porque Coruche é Arte a céu aberto.

Novembro

> 1 de outubro a 10 de novembro – XL Feira do Livro

A 40.ª edição da Feira do Livro de Coruche proporciona, além da excelente oportunidade para aquisição de livros a preços acessíveis, um evento repleto de focos de interesse para todas as gerações. Estabelecendo o cenário perfeito para apresentação de obras de autores locais e nacionais de forma próxima e participativa, a feira prima ainda pela programação de workshops, conversas com autores convidados, palestras e sessões de leitura para o público em geral, não esquecendo os contos e as sessões interativas que fascinam os mais novos. A Biblioteca Municipal de Coruche dinamiza também sessões de animação de leitura para crianças, sendo possível visitar a biblioteca móvel Coruja do Saber, que mantém as portas abertas a todos os leitores e visitantes.

> 9 e 10 de novembro – Mostra Enogastronómica Comer de Carne

Durante dois dias de novembro o Comer de Carne é um prato preparado com saber e genuinidade singulares em restaurantes e quintas da região, prontos para receber à mesa em lugares fundeados na tradição de vinhos únicos, produzidos com paixão. Quinta Grande, Quinta de Santo André e Quinta da Arriça são as três casas agrícolas locais que se aliam ao evento para oferecer experiências emocionantes. Showcooking em pleno Vale do Sorraia, vinhos de excelência, produtos locais e gastronomia autêntica unem-se à celebração do Dia Mundial do Enoturismo (10 de novembro) num momento imperdível de comemoração da mais apetitosa herança de Coruche, onde “comer” é substantivo. A segunda edição da Mostra Enogastronómica Comer de Carne celebra e demonstra os costumes, a autenticidade e os produtos únicos de Coruche numa experiência imersiva em tradição e sabores – oportunidade imperdível para imergir em Coruche pelo paladar. Também conhecido entre as gentes como Sopas de Carne, o Comer de Carne é uma celebração de sabores genuínos que resistem ao teste do tempo e uma homenagem à riqueza da gastronomia tradicional.

> 15 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025 – No Natal, Coruche é o Local

No período de Natal o Município promove programação lúdica e cultural imbuída de verdadeiro espírito natalício. À chegada do Pai Natal à Vila seguem-se o Comboio de Natal, o Mercadinho de Natal com artesanato e produtos locais, desfiles temáticos e ações de animação de rua, mas também concertos e programação especialmente pensada para os mais pequenos, que podem deixar as suas cartas ao Pai Natal na Casa do Pai Natal. No mesmo período, é ainda possível ganhar prémios em campanhas de incentivo à compra no comércio e na restauração locais. No Natal, Coruche é o local.

____________________