Escola EB1/JI Quinta das Índias em Vialonga fechada devido a greve de pessoal não docente

22 Março 2024, 12:38 Não Por Lusa

A escola EB1/JI Quinta das Índias, em Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, estava às 09:10 de hoje encerrada devido a uma greve de trabalhadores não docentes em protesto por melhores condições de trabalho, segundo fonte sindical.

Contactada pela Lusa, fonte do estabelecimento de ensino confirmou que a escola está encerrada por falta de trabalhadores não docentes.

Em declarações à agência Lusa, Francelina Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, disse à Lusa que a escola está encerrada por falta de trabalhadores docentes, que se encontram à entrada da escola em protesto.

“Nove das 12 trabalhadoras não docentes estão em greve o dia todo e estão concentradas à entrada da escola. As outras três funcionárias estão de baixa médica. Estamos a falar de uma escola que tem 159 alunos do 1.º ciclo e três salas de Jardim de Infância”, contou.

De acordo com Francelina Pereira, as trabalhadoras não docentes estão sujeitas diariamente a uma grande pressão por falta de recursos humanos e organização.

“As trabalhadoras chegaram a esta altura do ano física e psicologicamente arrasadas e precisam de soluções. Não podem andar um ano letivo a tapar buracos inclusive de uma educadora de infância”, disse.

Segundo a sindicalista, a falta de uma educadora de infância e de uma assistente operacional com funções de auxiliar de ação educativa da mesma sala, a situação ainda se agravou mais.

“Esta situação leva a que exista substituição de funções docentes, por trabalhadoras não docentes, uma prática ilegal e inaceitável.

Francelina Pereira destacou igualmente que a escola tem um conjunto de crianças com necessidades educativas especiais, o que implica um grande acompanhamento por parte das trabalhadoras não docentes.

Por isso, referiu, as trabalhadores querem um reforço de recursos humanos e uma organização dos serviços.

A EB1/J.I. Quinta das Índias pertence ao Agrupamento de escolas de Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa.


Foto: Google Maps

________________

_____________________

_____________________