Erro de arbitragem no U. Santarém e V. Setúbal pode dar repetição do jogo
23 Maio 2024, 14:07A equipa de arbitragem que conduziu o embate entre União de Santarém e Vitória de Setúbal admoestou um jogador sadino com dois amarelos que deveria ter acabado expulso, mas acabou substituído por um colega de equipa. O árbitro só se apercebeu do erro quando o jogador já estava no banco de suplentes, acabando por mostrar a cartolina vermelha.
O jogador Caleb, com a camisola número 10 (como se vê na fotografia que acompanha esta notícia), foi admoestado com o cartão amarelo à passagem do minuto 58 e voltou a ver a cartolina amarela aos 90+6. Segundo as regras do futebol, a acumulação de dois cartões amarelos resulta na expulsão do jogador.
Montada a confusão entre jogadores dentro de campo, a equipa técnica sadina aproveitou para substituir o jogador duplamente amarelado por Paulo Lima. Embora o Caleb já se encaminhasse para o banco, o amarelo foi mostrado antes de a substituição ser consumada e segundo o ponto 3 da lei nº 3 das leis do jogo, referente à substituição de jogadores “a substituição considera-se consumada no momento em que o suplente penetra no terreno de jogo”.
Isto significa que a substituição não tinha sido consumada antes da admoestagem e não deveria ter-se consumado, ficando a equipa visitante reduzida a 10 jogadores.
Ao NS, o presidente do União de Santarém, Pedro Patrício, diz já ter dado conta deste “erro gravíssimo”
à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ao Conselho de Disciplina da FPF.
“Vamos aguardar pela posição da FPF e do Conselho de Disciplina para tomar medidas”, esclareceu Pedro Patrício ao NS, acrescentando que se a decisão não for favorável aos escalabitanos, a partida será protestada.
Esta situação pode levar à repetição do jogo, ou até, à perda de pontos pela equipa sadina, uma vez que pode ser entendida como uma acção deliberada.
O embate entre União de Santarém e Vitória de Setúbal acabou com um empate a zero e ditou a qualificação dos sadinos para a Liga 3.