O Centro de Espetáculos do Tróia Design Hotel, na Península de Tróia, concelho de Grândola, foi palco esta segunda-feira, 29 de setembro, da Conferência do Dia Mundial do Turismo 2025. O evento, promovido pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Câmara Municipal de Grândola, reuniu mais de 350 participantes sob o lema “Turismo é Portugal”.
A conferência contou com a presença de altas figuras do Estado e do setor turístico. Entre os participantes destacaram-se o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, a Vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Morais, bem como os ministros Manuel Castro Almeida, da Economia e Coesão Territorial, e Gonçalo Matias, Adjunto e da Reforma do Estado. Também marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Mendes, o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, o Presidente da CTP, Francisco Calheiros, o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, entre outras personalidades de relevo nacional.
A realização desta conferência reforça o posicionamento do Tróia Design Hotel como uma unidade de referência na organização de eventos MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições), aliando a excelência hoteleira a um enquadramento natural único. O objetivo passa por consolidar a região do Alentejo como destino de destaque neste segmento.
Para Victor Cópio, diretor-geral do Tróia Design Hotel, a iniciativa tem um significado estratégico. “Esta conferência simboliza muito mais do que um evento. É um passo firme na concretização da nossa visão. Queremos colocar Tróia e o Tróia Design Hotel no mapa do turismo MICE nacional e internacional, afirmando-nos como o melhor venue no Alentejo para este tipo de eventos. Essa ambição é partilhada com o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo. Estamos alinhados na vontade de afirmar o Alentejo como destino de excelência para grandes encontros profissionais.”
O encontro contribuiu ainda para reforçar o papel do Alentejo como destino turístico de qualidade, assumindo-se como palco privilegiado para iniciativas de relevância nacional e internacional.