Enoturismo é prioridade para o desenvolvimento Turístico do Alentejo e Ribatejo

21 Maio 2024, 10:04 Não Por Redacção

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo anunciou a eleição do Enoturismo como um dos vetores estruturantes para o desenvolvimento da oferta turística das regiões do Alentejo e Ribatejo nos próximos cinco anos. Este movimento visa aumentar a notoriedade e a atratividade destas regiões, tanto a nível nacional como internacional.

Promoção de Eventos Regionais

Esta semana, a entidade está a apoiar vários eventos no Alentejo e Ribatejo que contribuem para a promoção do Enoturismo.
José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo, destacou a importância do EvoraWine, que terá início no dia 24. “Estamos a dinamizar a campanha de promoção em Portugal e em Badajoz e a colaborar com a organização do evento e a ARPT numa visita de jornalistas internacionais. Organizamos também uma press-trip com jornalistas nacionais. Estes jornalistas visitarão Évora e permanecerão dois dias na cidade para conhecer vários atrativos”, explicou.

Além disso, para reforçar ainda mais o reconhecimento dos vinhos do Alentejo, a Entidade Regional de Turismo apoiará a Gala Melhores Vinhos do Alentejo 2024, que se realizará no dia 21, em Évora.

Iniciativas no Ribatejo

No Ribatejo, a Entidade Regional de Turismo é parceira da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo na organização da Gala do Prémio Nacional, que acontecerá no dia 24 de maio, em Santarém. “O ano passado esta gala, de dimensão nacional, decorreu em Redondo. Este ano, fazia todo o sentido que se realizasse no Ribatejo, considerando que é esta região que acolhe a Cidade do Vinho. Foi esse o desafio que fizemos à APENO”, sublinhou José Santos.

O Presidente destacou ainda o grande potencial dos concelhos da Lezíria do Tejo para o desenvolvimento do Enoturismo, nomeadamente através do robustecimento da Wine Route 118, recentemente apresentada pela ERT a agentes de viagens nacionais.

Apoio a Candidaturas e Planeamento Futuro

José Santos mencionou também o apoio concedido à candidatura dos Municípios da Serra de Ossa a Cidade do Vinho em 2025 e salientou que os preparativos para a candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho 2026 começarão em breve. “O contrato de prestação de serviços com a consultora que nos ajudará neste trabalho foi assinado na segunda-feira, dia 20”, referiu.

Estratégia de Valorização Regional

A recente aprovação da pré-qualificação da estratégia de valorização regional do Enoturismo, no âmbito do programa PROVERE, é considerada um pilar estratégico e financeiro essencial para desenvolver um plano de ação até 2027. Este plano visa articular atores públicos e privados e mobilizar todos os intervenientes para alcançar o objetivo definido: fazer do Alentejo e do Ribatejo um dos melhores destinos enoturísticos mundiais.

“A aprovação da pré-qualificação da estratégia de valorização regional do Enoturismo é o grande pilar estratégico e financeiro que nos faltava para desenvolver um plano de ação até 2027, articulando atores públicos e privados e mobilizando todos os atores para alcançar o objetivo que definimos: fazer do Alentejo e do Ribatejo um dos melhores destinos enoturísticos mundiais”, concluiu José Santos.

_________________

____________________