Enfermeiros do Hospital de Santarém criam núcleo de reabilitação

2 Fevereiro 2022, 18:59 Não Por Redacção

Aceitando o repto lançado pelo enfermeiro director, João Formiga, teve lugar recenemtente no Hospital Distrital de Santarém (HDS) a primeira reunião com o objectivo de constituir o Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação (NER) aprovar o respectivo regulamento. 

Uma comissão instaladora trabalha agora para que se possa criar uma estrutura agregadora dos enfermeiros de reabilitação que constitua um verdadeiro suporte ao exercício da enfermagem de reabilitação no HDS.

“Com a criação do NER temos a expectativa de divulgar e dar visibilidade aos cuidados de reabilitação, promover o acesso dos doentes a estes cuidados especializados, facilitar a comunicação entre enfermeiros de reabilitação promovendo a partilha de conhecimentos e experiências e que possamos constituir um grupo mediador junto dos decisores”, referem os elementos que constituem a comissão instaladora do NER.

Após a constituição formal da equipa dinamizadora do Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação, será delineado um plano de actividades  para o HDS em áreas como a reabilitação motora/funcional, neurológica, respiratória e cardíaca, assim como nas áreas de investigação e gestão de cuidados.  

Segundo João Formiga, enfermeiro director do HDS, o objectivo é ​”organizar esta área de especialidade da enfermagem, fundamental para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados em áreas de internamento onde a capacitação e a reabilitação do utente são o foco primário de atenção”.  

“A organização e o investimento na enfermagem de reabilitação surge não só com o objectivo de promover a recuperação da autonomia da pessoa ​através da prestação de cuidados de qualidade, mas também da sua capacitação para a tomada de decisão”, acrescenta João Formiga. E conclui afirmando que a intenção é “contribuir para um regresso a casa mais seguro e autónomo e para a redução dos tempos de internamento”.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________