Caminhada em Benavente a 19 de Fevereiro promove observação de aves

2 Fevereiro 2022, 16:21 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Benavente promove no dia 19 de Fevereiro, uma caminhada “à descoberta das aves marinhas de vasa sacos”.

A caminhada tem uma extensão aproximada de dez quilómetros, tendo como ponto de encontro o Monte Bate Orelhas, em Pancas, pelas 9 horas, de onde os participantes vão arrancar para uma caminhada ao longo do Estuário do Tejo.

A Reserva Natural do Estuário do Tejo abrange uma área de 14.416,14 ha, que inclui uma extensa superfície de águas estuarinas, campos de vasas recortados por esteiros, mouchões, sapais, salinas e terrenos aluvionares agrícolas (lezírias). Insere-se na zona mais a montante do estuário, distribuindo-se pelos concelhos de Alcochete, Benavente e Vila Franca de Xira e não excedendo os 11 m de altitude e 10 m de profundidade.

Nas margens do estuário desenvolve-se o sapal, cuja comunidade florística vive sob a influência das águas trazidas pela maré. Região de grande produtividade a nível de poliquetas, moluscos e crustáceos, constitui autêntica maternidade para várias espécies de peixes, como é o caso do linguado e do robalo.

As informações e inscrições podem ser obtidas através do e-mail desporto@cm-benavente.pt ou pelo telefone 968 579 439.

________________

_____________________

_____________________