Enfermeira do Hospital de Vila Franca ganha bolsa de formação em cuidados paliativos

2 Março 2022, 20:35 Não Por Redacção

A enfermeira Ana Quintas, da equipa de Cuidados Paliativos no Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) foi uma das oito seleccionadas com uma Bolsa de Formação Isabel Correia Levy da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), que lhe permitirá aprofundar a formação na área dos cuidados paliativos.

Segundo revela o HVFX, o seu interesse pela formação contínua levou-a a inscrever-se na formação de Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos, que fará agora com o apoio da bolsa.

Satisfeita com esta atribuição, a enfermeira de Cuidados Paliativos garante que a aprendizagem que está a fazer é útil também para a equipa multidisciplinar que integra. “Em termos de equipa é notório, estou a fazer actualização de saberes que trago também para a equipa”, refere a enfermeira, acrescentando que estes novos conhecimentos “chegam depois aos nossos doentes”.

Ana Quintas sublinha que esta Especialização permitirá “servir a comunidade na promoção de qualidade de vida ao nível do cuidar paliativo, nos serviços de internamento e/ou especializados”.

A Bolsa de Formação Isabel Correia Levy da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), no valor total de dezasseis mil euros, é uma Bolsa anual instituída com o patrocínio da família e em memória de Isabel Maria Sousa Costa Belo Correia Levy. Tem a finalidade de financiar e fomentar a participação em actividades de formação (nomeadamente cursos, estágios, visitas de estudo, pós-graduações) de reconhecido mérito na área dos Cuidados Paliativos, em Portugal e no estrangeiro. Serão financiados, na totalidade ou em parte, até 8 candidatos, com o montante máximo individual de 2000 (dois mil) euros.

________________

_____________________

_____________________