Anúncio 0

Ecolezíria lança projeto “Vidrados em Desperdício Zero!” com apoio do programa nacional “Juntos a Reciclar ++”

Atualidade

Por 

Anúncio 1
Anúncio 2

A Sociedade Ponto Verde reforçou este ano o seu programa “Juntos a Reciclar ++”, através do qual apoia 39 projetos em todo o País, resultantes de 33 candidaturas apresentadas por sistemas de gestão de resíduos urbanos, câmaras municipais e empresas municipais. O objetivo é aumentar a taxa de reciclagem de embalagens, com especial enfoque no vidro, considerado o material mais desafiante no cumprimento das metas nacionais.

Na região de Santarém, a iniciativa apoiada é o projeto “Vidrados em Desperdício Zero!”, promovido pela Ecolezíria. A ação dirige-se ao setor da hotelaria, restauração e cafetaria nos seis concelhos abrangidos pela entidade e pretende mobilizar empresários, gerentes e funcionários para a correta separação de embalagens de vidro. Para além da sensibilização, o projeto inclui medidas operacionais, como a instalação de dez novos vidrões com sistema de elevação assistida e a distribuição de 25 contentores de 120 litros, facilitando o processo de deposição seletiva. A campanha é acompanhada por materiais de comunicação específicos para o setor HORECA, com o objetivo de tornar a reciclagem mais prática e eficaz.

O investimento total desta edição do programa ascende a 707.470 euros, valor recorde face a anos anteriores e que traduz a preocupação da Sociedade Ponto Verde com o cumprimento das metas de reciclagem de vidro, fixadas em 70 por cento até 2025 e 75 por cento até 2030.

Do conjunto de candidaturas apoiadas, 16 são de câmaras municipais, 13 de sistemas de gestão de resíduos urbanos e quatro de empresas municipais, abrangendo quase todos os distritos do País, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Segundo a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, o programa “reflete o compromisso em mobilizar todos os agentes envolvidos na reciclagem de embalagens” e aposta numa proximidade com as comunidades locais para criar soluções eficazes e adaptadas. A responsável considera que só com a colaboração de municípios, sistemas de gestão, empresas e cidadãos será possível acelerar o ritmo e tornar o sistema mais eficiente e circular.

Por 

Anúncio 4
Anúncio 5
Anúncio 6
Anúncio 7
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]