Dois meses e cinco dias depois Bombeiros de Samora Correia livres da Covid-19

19 Agosto 2020, 19:50 Não Por Redacção

O corpo de Bombeiros de Samora Correia, que desde o passado dia 14 de Junho se debateu com um surto de Covid-19 no quartel, que levou a que este activasse o seu plano de contingência, contando com o apoio das corporações vizinhas e da região no socorro da população, encontra-se agora, dois meses e cinco dias depois, livres da pandemia no seu interior, com a recuperação do último bombeiro afectado pelo vírus.

De acordo com um comunicado da corporação, “ao fim de 2 meses e 5 dias, esta longa e dura batalha travada por todos os nossos Bombeiros, os seus familiares e amigos, foi ganha – o Coronavirus saiu derrotado e esmagado. A vitória foi dos Bombeiros, das famílias e de todos os que expressamente apoiaram esta Associação nesta fase…”, refere a corporação, que confirma a recuperação do último bombeiro afectado tendo posteriormente alta médica.

Os bombeiros samorenses afirmam que “foram tempos de muitas incertezas e dúvidas, muita e natural ansiedade, mas os nossos Bombeiros souberam transformar essa ameaça numa oportunidade de aprendizagem colectiva, de aumentar o espírito de corpo e melhorar a sua resiliência. E conseguiram-no!”, salientando ainda que “todos os nossos Bombeiros foram inexcedíveis, desdobrando-se na garantia permanente das normais condições de protecção e socorro da nossa Comunidade, ao mesmo tempo que apoiavam os camaradas confinados e as famílias de todos, que logo se uniram numa única grande família.”

A corporação refere ainda que “temos uma familiar directa de um dos nossos Bombeiros ainda infectada e confinada e, embora o Corpo de Bombeiros tenha cumprido esta sua missão, só viraremos esta página e só descansaremos quanto estiver curada. Faz parte da nossa família e nunca ficará sozinha”, pelo que continuarão ao lado da familiar do seu bombeiro até que esta tenha debelado a sua doença.

Antes de agradecer a todas as entidades e pessoas que estiveram ao seu lado durante estes tempos complicados vividos nos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, a missiva refere que “nunca afirmámos ser impossível que os nossos Bombeiros pudessem ser afectados, mesmo com todas as medidas preventivas implementadas e utilização permanente de equipamentos de protecção individual de vanguarda mundial”, concluindo a sua mensagem mencionando que “somos conscientes, logo não podemos afirmar que tal não possa voltar a acontecer, mesmo mantendo o nível de segurança máximo. Mas sempre estivemos, estamos e estaremos de consciência tranquila.”

________________

_____________________

_____________________