Doentes faltam a mais de 32.500 consultas no Hospital de Santarém

14 Abril 2024, 15:34 Não Por Redacção

32.575 doentes que tiveram agendada uma consulta no Hospital Distrital de Santarém (HDS), agora integrado na Unidade Local de Saúde da Lezíria, faltaram, sendo que apenas um número reduzido dessas faltas foi justificado.

Os número foram apresentados recentemente por Tatiana Silvestre, Presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, que enalteceu o facto de a unidade hospitalar ter alcançado o número de 138.861 consultas médicas.

A responsável lamenta que cerca de um quinta, 19%, das consultas agendadas tenha ficado por realizar, por falta dos utentes. “A saúde é um direito. Mas os cidadãos têm deveres. Não devemos esquecer o dever de defender e promover a nossa saúde. Compete também a cada um de nós adotar comportamentos que contribuam para o bem-estar individual e coletivo”, salienta Tatiana Silvestre, alertando para os constrangimentos que as faltas não justificadas às consultas, cirurgias e exames acarretam para o Serviço Nacional de Saúde, refletindo-se no aumento das listas de espera.

O número de faltas às cirurgias na unidade hospitalar foi menor. No total, foram realizadas 7.065 intervenções cirúrgicas programadas, tendo sido registadas 154 faltas, das quais apenas 21 foram justificadas.

________________

_____________________

_____________________