Do Azeite ao Peixe – Observatório de Preços do Agroalimentar ajuda-o a saber os preços dos alimentos

13 Setembro 2023, 14:56 Não Por Redacção

Com o objetivo de reforçar a informação e transparência, ao longo de toda a cadeia agroalimentar, o Ministério da Agricultura lançou esta semana o Observatório de Preços Agroalimentar.

Acessível a todos, o Observatório irá disponibilizar, mensalmente, informação atualizada sobre os preços registados da produção ao consumo referentes a um cabaz de 26 produtos alimentares representativos nas fileiras selecionadas como ovos, frutas, azeite ou laticínios.

A Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, considera que “o Observatório de Preços reforça os mecanismos de transparência e contribui para um acompanhamento eficaz dos preços, da primeira venda ao preço efetivamente pago pelo consumidor. Queremos identificar os principais fluxos e pontos ao longo da fileira para recolha de informação sobre os custos da atividade e caracterização das componentes da formação do preço e margens líquidas e, com isso, dar suporte à formulação das políticas no setor agroalimentar”.

Recorde-se que o Observatório de Preços Agroalimentar foi criado por despacho do Ministério da Agricultura e Alimentação e do Ministério da Economia e Mar. E, nas palavras de Maria do Céu Antunes, visa contribuir para “mais justiça ao longo de toda a cadeia. Ou seja, preços justos ao consumidor e rendimentos justos ao setor. Mais e melhor informação será sinónimo de um processo de decisão mais sólido, mais transparente e mais compreendido pelos cidadãos, cuja segurança alimentar é um desígnio também abraçado pelo setor agrícola”.

O Observatório de Preços Agroalimentar já pode ser consultado em observatorioagroalimentar.gov.pt.

________________

_____________________

_____________________