“Diferenciar Coruche” é aposta forte no turismo e na economia nos próximos cinco anos

9 Dezembro 2021, 21:30 Não Por João Dinis

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça recebeu esta quinta-feira, a apresentação da nova estratégia do Turismo de Coruche, que tem como principal objectivo “Diferenciar Coruche”, num plano traçado a cinco anos, 2021-2025.

Mais que uma estratégia para o concelho de Coruche, esta pode ser uma visão diferenciadora para o turismo de toda uma região, assim possa vir a ser colocada em prática por agentes públicos e privados, que com a alavanca da Entidade de Turismo regional, podem potenciar todo um concelho e uma região.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, que usou da palavra num primeiro momento, referiu que esta é uma clara aposta na revitalização do turismo, também como peça importante da economia do concelho.

Com características únicas, o concelho de Coruche tem um potencial único no país, que o diferenciam entre os demais, que com uma estratégia adequada e bem comunicada pode vir a trazer fortes benefícios ao concelho, sobretudo um maior número de visitantes, que são também significado de entrada de divisas nos restaurantes, alojamentos e agentes turísticos.

Para Mónica Montenegro da agência IPDT, que elaborou o plano estratégico para o turismo no concelho de Coruche, o concelho é um território recheado de potencialidades turísticas, integrado num país e numa região, em que todas as actividades são diferenciadoras e que não se encontram em outro local de Portugal. “Coruche tem muita actividade e produtos (turísticos) únicos”, frisou.

Para a elaboração do plano foram ouvidos mais de 50 entidades, públicas e privadas do concelho de Coruche, como referiu Daniel Costa da IPDT, que identificou também um conjunto de necessidades em Coruche a nível turístico, sendo que no topo está a necessidade de unidades hoteleiras que possam acolher os potenciais turistas.

 O consultor destacou ainda Coruche como “um destino panorâmico”, dada toda a sua especificidade, que pode também ser um ponto de atractividade.

O turismo no concelho de Coruche, deverá também funcionar como uma porta de entrada no concelho, podendo também atrair não só turistas, como residentes e até mesmo empresas, que ao visitarem Coruche, podem aqui investir ou fixar-se.

A agência irá agora trabalhar em parceria com o município e os agentes locais, associações e entidades, com o objectivo de implementar uma série de processos, de modo a que a estratégia possa começar já a dar os seus frutos em 2022.

A terminar a apresentação, a vereadora Susana Gaspar, responsável pelo pelouro do turismo no município de Coruche, agradecem a todos os envolvidos e que deram os seus contributos para este plano estratégico para o turismo, deixando o desejo de que este possa vir a ser uma excelente ferramenta de trabalho e desenvolvimento para o concelho.

Estrategia_Turismo_21_26_Coruche

________________

_____________________

_____________________