DECO diz que municípios do Vale do Sorraia podem melhorar combate às alterações climáticas

15 Março 2022, 12:20 Não Por Redacção

A DECO realizou uma análise às medidas implementadas nos 308 municípios para o combate às alterações climáticas e constatou que dos 308 municípios para enfrentar essas alterações e verificamos que 55 não têm qualquer plano de adaptação. Entre as autarquias que têm plano, 172 aderiram a planos intermunicipais, o que significa que apenas 81 concelhos estão preparados para as alterações climáticas em Portugal.

A DECO concluiu que 93% dos sites dos municípios não informam sobre as suas medidas,  83% dos sites não têm informação sobre as vulnerabilidades climáticas do município ou os impactos já ocorridos e as projecções climáticas que já afectam ou afectarão o concelho. 

A acção ou inacção das câmaras afecta diariamente o comportamento dos consumidores: mobilidade, habitação, alimentação, gestão de resíduos e eficiência hídrica são áreas primordiais da sua intervenção e têm um importante peso na pegada ecológica dos cidadãos.

No Vale do Sorraia apenas o concelho de Coruche tem uma avaliação “satisfatória” , sendo que Salvaterra de Magos, Benavente e Mora “podem melhorar” a sua situação de combate às alterações climáticas.

No Município de Coruche a DECO reconhece que o concelho tem um programa de Impactos das alterações climáticas no concelho e um plano de adaptação às alterações climática, que se encontra disponível no site, estando a pegada ecológica do concelho a ser o único ponto negativo.

Benavente, Salvaterra de Magos e Mora possuem apenas o plano de adaptação às alterações climáticas intermunicipal activo, não se observando nestes três concelhos as restantes medidas de combate às alterações climáticas.

________________

_____________________

_____________________