Craque do Benfica apadrinha iniciativa que desafia meninas a jogar à bola no distrito de Santarém (com Fotos)

13 Abril 2023, 17:40 Não Por João Dinis

A jovem jogadora do Sport Lisboa e Benfica, Kika Nazareth apadrinhou esta quarta-feira a iniciativa da Associação de Futebol de Santarém “Bora lá meninas – Vamos jogar à bola”, que tem como objetivo a divulgação e desenvolvimento do futebol feminino no distrito de Santarém.

Para Francisco Jerónimo, Presidente da Associação de Futebol de Santarém (AFS), esta iniciativa está inserida na aposta no futebol feminino, que este ano teve um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, o que é um recorde absoluto de atletas inscritas.

O “Bora lá meninas – Vamos jogar à bola” surge na sequência de “um desafio feito pela Federação Portuguesa de Futebol”, que pretende agora colocar mais  de 7 mil meninas de todos os concelhos do distrito de Santarém a jogar à bola, contando para isso com o apoio dos municípios e agrupamentos de escolas.

“E isto é mesmo jogar à bola, para que eles tenham um primeiro contacto com a bola e possam depois fazer a sua escolha, quer no futsal ou no futebol”, salienta o responsável, que espera que a iniciativa seja “um catalisador forte para o crescimento ser ainda maior e mais sustentável” do futebol feminino no distrito de Santarém.

Na apresentação do evento, que decorreu no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho de Almeirim, a presença de Kika Nazareth revestiu-se de especial destaque também para o Presidente da AFS, por ser uma “figura de referência, uma figura que é um exemplo de atleta e mulher e que, seguramente, para os mais os mais jovens, é uma referência.”

Kika Nazareth relevou estar bastante feliz com este convite, sobretudo por poder incentivar a prática da modalidade, e quebrar algumas barreiras ainda existentes no futebol feminino. “É importante percebermos que já temos algum impacto na sociedade” pelo que “temos que dar o exemplo”, salientou a jogadora de 20 anos, que pretende ser “um exemplo” para as jovens jogadoras, que serão as futuras craques de amanhã.

Sobre a iniciativa da AFS, Kika Nazareth disse ser “ bom sentir que faço parte deste crescimento (do futebol feminino) ”, sobretudo porque são iniciativas como estas que “geram grandes coisas”, e que certamente possibilitará a “descoberta de talentos que se calhar nem as próprias crianças sabem têm”.

Sobre o impacto que a jovem jogadora teve, ao arrastar desejas de crianças ao Salão Nobre do Município de Almeirim, Kika diz-nos que “é giro”, pois com a idade destas crianças corria para os seus ídolos como os antigos jogadores Aimar ou Gaitán, e agora as crianças correm para ela para lhe pedir um autógrafo ou uma fotografia, “agora perceber que os papéis se inverteram,  não com o Gaitan, mas com estas meninas é uma grande responsabilidade.

Kika Nazareth deixou ainda um conselho às jovens jogadoras, “sou apologista do vasto leque de possibilidades, há regras para cumprir, obviamente”, mas desde que as coisas se façam “com um sorriso na cara e acho que isso é o mais importante.”

Durante a cerimónia de apresentação a AFS homenageou quatro atletas do distrito que obtiveram recentemente a sua primeira internacionalização nas seleções nacionais de futebol feminino.

Para já, o “Bora lá meninas – Vamos jogar à bola”, tem presenças asseguradas em Coruche (19 de abril), Golegã (24 de abril), Constância (15 de maio), Vila Nova da Barquinha (25 de maio), Sardoal (1 de junho) e Chamusca (7 de junho), estando a AFS a trabalhar com os restantes municípios para agendar datas para a realização do evento.

________________

_____________________

_____________________