CPCJ de Coruche celebra 20 anos a alertar para perigos no afogamento

26 Julho 2022, 19:46 Não Por Redacção

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Coruche comemorou esta segunda-feira, o seu vigésimo aniversário, celebrando-o em conjunto com a activiadade promovida pela Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS) que alertou para os perigos do afogamento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) catalogou o afogamento como um problema de saúde pública (Global Report On Drowning, 2014), pois a média mundial de morte por afogamento é de 1 morte a cada 1,5 minutos (aprox. 372.000 mortes por ano), afetando principalmente os escalões etários mais baixos.

Em Portugal a morte por afogamento situa-se actualmente por volta das 115 ocorrências, sendo a 2ª causa de morte em crianças até aos 5 anos.

Assim, em 14/04/2021 a Organização das Nações Unidas (ONU), aprovou a resolução nº 75/76 que proclama o dia 25 de Julho como o dia mundial da prevenção do afogamento, além de incentivar todos os países a agirem na prevenção deste problema de saúde pública (OMS), à qual a CPCJ se associou.

A CPCJ Coruche aproveitou a ocasião para demonstrar o seu apoio nesta iniciativa, aproveitando a iniciativa para celebrar com a comunidade e informar a comunidade sobre as actividades desenvolvidas pela entidade. “Foi possível ter a presença de alguns dos elementos que compõem a CPCJ numa das nossas paisagens tão características, o Rio Sorraia”, salienta a CPCJ.

________________

_____________________

_____________________