Coruche: Câmara transforma antiga Escola da Erra em moderno Núcleo Escolar (com Fotos)

24 Abril 2023, 18:39 Não Por João Dinis

A Ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes e o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, inauguraram esta segunda-feira, 24 de abril, o Núcleo Escolar da Erra, que transformou a antiga Escola Primária, num moderno espaço escolar, com investimento de cerca de 1 Milhão de euros.

A visita foi guiada por três dos cerca de 40 crianças do pré-escolar e primeiro ciclo que frequentam o espaço, e deu a conhecer à governante e aos autarcas o espaço dotado das melhores condições para os alunos e docentes.

O Núcleo Escolar da Erra é composto por salas de aula equipadas com os mais modernos utensílios, como quadros interativos e computadores, espaços de apoio, refeitório e pátio exterior, num espaço que está agora do agrado de quem o frequenta, mas também da população que hoje visitou o espaço e se demonstrou bastante satisfeita com a obra.

Para o Presidente da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, Nuno Azevedo, Vila Nova da Erra demonstra um enorme “sentido de gratidão” pela transformação da escola num espaço moderno.
“Vila Nova da Erra fica valorizada com este equipamento”, disse o autarca que acredita que agora a população pode ter “esperança no futuro”, sobretudo depois da autarquia ali ter levado a cabo um conjunto de intervenções em diversos equipamentos e espaços nos últimos anos.

Nuno Azevedo aproveitou a presença da Ministra e do Presidente da Câmara para deixar alguns pedidos para Vila Nova da Erra.
A Francisco Oliveira pediu que o Município não esqueça a obra de requalificação da entrada de Vila Nova da Erra, da EN119 até ao perímetro urbano, o novo loteamento municipal e a continuidade do asfaltamento de algumas vias.

A Ana Catarina Mendes, o autarca foi mais longe e pediu mesmo as vias estruturantes para o concelho, não só a rede viária, com a travessia do Vale do Sorraia, IC10 e IC 13 à cabeça, mas também a rede de comunicação, que na localidade é bastante fraca ou inexistente em muitos pontos.

O Presidente da União de Freguesias, o primeiro ponto de contacto de muita população, desejou ainda que o Governo possa olhar para as Juntas de Freguesia com outros olhos, e que possam também estas candidatar as suas requalificações ou infraestruturas a fundos europeus.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche revelou estar “bastante contente e feliz com esta obra muito bonita”, dando também ênfase ao projetista e empresa que executaram a obra.

Num dia de “felicidade”, o autarca salientou o facto deste investimento da autarquia não ser só para a Erra e para os Errenses, mas para todos os alunos do concelho, num investimento que pretende também ser uma mais-valia para o concelho e que possa auxiliar a inverter a tendência de perda de população de Coruche.

“Recuso-me a aceitar que sejamos interior, estamos a 80 quilómetros do litoral e da Área Metropolitana de Lisboa”, disse em tom de recado à Ministra Ana Catarina Mendes.

O autarca destacou o investimento feito pelo Município na área da educação, de cerca de 8 Milhões de euros nos últimos anos, o que é também um sinal de investimento no futuro. “Coruche tem apostado grandemente na educação”, pois “só assim se consegue fazer um Portugal com futuro”, salientou.

Francisco Oliveira, não deixando um “caderno de encargos” à Ministra, deixou os alertas já anteriormente referidos pelo Presidente da União de Freguesias, da necessidade urgente das acessibilidades para o concelho de Coruche.

A Ministra Ana Catarina Mendes, que teve algumas dificuldades em chegar a Vila Nova da Erra, por se ter perdido, e ter andado mesmo em estradas de terra, destacou a “feliz coincidência” de se inaugurar este Centro Escolar nas vésperas do 25 de Abril, que permitiu “terminar com o cinzentismo” vivido à época e inaugurar espaços como este.

Ana Catarina Mendes destacou, a terminar, a importância do poder local, que terá cada vez mais competências e financiamento, que vão permitir a construção de equipamentos como o inaugurado em Vila Nova da Erra.

A cerimónia de inauguração do Centro Escolar de Vila Nova da Erra, que esta terça-feira, 25 de abril irá estar de portas abertas à população, contou ainda com as atuações de dois grupos folclóricos integrantes do FICFA 2023.

________________

_____________________

_____________________