Coruche apresentou “Riquezas da Terra” no Cortejo Histórico e Etnográfico (com Fotos)

17 Agosto 2022, 13:40 Não Por João Dinis

As ruas de Coruche voltaram a receber num 17 de Agosto, feriado municipal, o Cortejo Histórico e Etnográfico, este ano com o tema “A Riqueza da Nossa Terra – Força de Viver”.

Foram mais de mil os participantes / figurantes, que deram vida aos 40 caros alegóricos preparados pelo Município de Coruche para recriar temas tão vastos da tradição e cultura coruchense, numa recordação do passado que foi agora apresentado às gerações futuras.

Dando vida a cada uma das freguesias, estas apresentaram as suas tradições, usos e costumes, com temas tão variados e distantes, quanto o território que separa cada uma delas.

Santana do Mato tinha como tema, “Terra de Montado, Cortiça, Lenha e Carvão”. Dedicando-se à caracterização da actividade da tiragem da cortiça, que abarca a pintura dos sobreiros e a molheira, o transporte da cortiça em carroças, do campo para a pilha, mas também a cocaria, a adiafa ou a falca e os fornos de carvão. Com um vasto território de charneca e a predominância do montado de sobro, a freguesia de Santana do Mato destaca-se, desde há muito, pela tiragem da cortiça, cuja actividade sazonal se inicia no final de Maio e termina em meados de Agosto, mas também pelas figuras do guarda da pilha ou das aguadeiras, que assumiam ainda a função de molheiras ou ajuntadeiras

“Água Fonte de Vida! Entre a Ribeira, Fontes e Nascentes” foi o tema desenvolvido pela representação da freguesia de Erra, cujas fontes públicas, o pego da Barrambana e a ribeira da Erra são lugares de memória colectiva de muitas gerações, desde logo pela evocação das emblemáticas fontes: a da Praça e a da Barrambana, ambas já desaparecidas; a dos Frades, historicamente associada ao já desaparecido convento de frades franciscanos do século XVI, e a do Retiro da Erra, também popularmente conhecida como a fonte do Custódio (Vieira). É, aliás, através da Fonte do Retiro da Erra que damos conta de uma antiga tradição que tem lugar por alturas do São João: o costume de enfeitar as fontes com flores dos quintais e de dedicar-lhes quadras populares. Também a acção das mulheres, que iam às fontes encher as cantarinhas e os potes, carregando-os para casa muitas vezes em burros, com albardas ou cangalhas, foi aqui refletcida.

Já a freguesia de Lamarosa dedicou-se à representação da “Cultura de Sequeiro, Moagem e Pão”, que muito se deve à prática das arroteias ou desmoitadas, realizadas durante o inverno, quando se procedia ao arranque dos matos das charnecas para posterior cultivo. Inverno volvido, iniciava-se a preparação das terras para que as sementeiras fossem geralmente realizadas em inícios de Março. As sementes eram lançadas à terra, de sementeira ao ombro e semeadas a granel, ou semeadas a rego, com recurso à força animal. Daí as referências ao carro de bois, à descamisada do milho na eira, à moagem e ao forno de pão, recordando que de fins de Julho por diante chegavam às eiras as carroças carregadas de maçarocas, sendo aos serões das noites quentes de verão que o milho era descamisado em família e em comunidade, contando-se histórias, cantando-se à desgarrada e dançando-se. Não menos importante, refira-se que é da Lamarosa que veio o pão do cortejo.

As “Figueiras da Nossa Terra” foram o ponto de partida para a representação da freguesia de Branca, reconhecendo a figueira e o figo como um importante recurso na alimentação e no rendimento das famílias, até porque da forma de tratar e conservar o figo se garantia o sustento das casas. As caldeiras das figueiras eram limpas e preparadas para os figos que iam caindo, mas os primeiros eram dados aos porcos. Os que ficavam na árvore iam sendo apanhados em estando maduros e colocados em tabuleiros de madeira. Em tempos difíceis e de escassez, pão com figos era uma refeição. Fazia-se também doce e aguardente de figo. Assim, a apanha e a secagem do figo, bem como o transporte para armazém junto à estação de comboios de Coruche, com vista ao fabrico de álcool etílico em Torres Novas, são retratados fielmente, não esquecendo a carroça carregada com sacas de figos, puxada a mula ou cavalo.

O tema “Couço à Mesa – Património Gastronómico” fala por si, traduzindo a gastronomia típica da freguesia do Couço: o serrado ou horta, o celeiro, o fumeiro e a cozinha em lume de chão. A horta, tradicionalmente designada “serrado” na aldeia de Santa Justa, era cultivada em talhões e disponibilizada ao povo pelo proprietário para que, face à eventual escassez de alimentos, as pessoas tivessem forma de cultivar para obter sustento. Ali se cultivava pimentão, abóbora, alho, cebola, feijão frade, feijão de comer em seco, milho, milho painço, couve “braba”, tomate e ervas aromáticas como a hortelã. São também retratadas as cabanas, ou barracas, habitualmente feitas de paus, canas e carqueja, onde os produtos eram acondicionados após a colheita, e o processo de preparação da carne, da enchença ao fumeiro.

A comitiva da freguesia da Fajarda desfilou à luz da temática “Partidas e Chegadas entre Culturas”, lembrando que era à estação da Agolada que na primavera e no verão chegavam os ranchos vindos do Norte, os “barrões” (de Cantanhede, da Carapinheira, de Pombal e até da região de Tomar), para os trabalhos do arroz. O cortejo relembra a seara do arroz em carro de bois, a azeitonada na região de Pernes/Alcanhões e a adiafa entre culturas, destacando as partidas e chegadas na Estação da Agolada, cujo apeadeiro representou, desde 1904, a grande oportunidade dos habitantes da Fajarda de terem acesso ao mais moderno e eficiente meio de transporte da época, deslocando-se a Lisboa, Santarém ou outras localidades. A estação foi também, durante décadas, o ponto de partida e de chegada dos “rapazes” que iam para a tropa e dos ranchos que no verão iam para as mondas do arroz no Vale do Sado, bem como no Outono para a apanha da azeitona nos arredores de Santarém.

Do Biscainho, sob o lema “Oh, Terra Brava! Terra de Touros e Cavalos! Oh, Terra de Gente! Cavaleiros, Campinos e Campinas!” veio o testemunho da tradição tauromáquica que caracteriza a freguesia e o Concelho: os toiros e os cavalos, mas também os homens – aqueles que fazem do campo a sua casa, os campinos do Ribatejo, mestres no trato e no hábil maneio dos animais. O toiro, com o maioral dos toiros por perto, abre o desfile destacando as ganadarias do vale do Sorraia. O imponente boi da guia conduzido pelos campinos segue logo atrás. A figura do cavalo, acompanhada do maioral das éguas, traz consigo a representação das coudelarias e dos centros equestres locais. Cavaleiros em traje de trabalho encerram a cena e antecipam o que vem a seguir: o campino coruchense, num tributo à memória do campino Domingos António.

A Vila marchou fiel ao tema “Coruche, entre Ruas, Bairros e Foros – Oh, Gente de Força de Viver!” Na Vila antecipa-se a festa desde casa com a preparação de oferendas a Nossa Senhora do Castelo, mas também com os seus bordados tradicionais, a lavagem das roupas no rio, os avieiros e a pesca. Engalanada para receber a procissão e a festa, a vila de Coruche enaltece a fé e a devoção a Nossa Senhora do Castelo com a representação da bênção dos campos, de famílias, casas, animais e fábricas, retratando todos os preparativos da comunidade para viver em pleno as festas de Coruche.

________________

_____________________

_____________________