Construção de passagens superiores e renovação das estações de Muge, Agolada e Salgueirinha entre as obras de modernização da linha férrea de Vendas Novas

12 Novembro 2020, 11:15 Não Por Redacção

Conforme noticiamos anteriormente, a Infraestruturas de Portugal (IP) lançou recentemente um concurso de 85 Milhões de euros, a realizar em cerca de 3 anos, que visa modernizar a linha de Vendas Novas, entre Setil, onde cruza a Linha do Norte, e Vendas Novas, onde interseta a Linha do Alentejo, atravessando os concelhos do Cartaxo, de Salvaterra de Magos, de Coruche, do Montijo, de Montemor-o-Novo e de Vendas Novas. 

Entre as obras, destaque para a construção de passagens superiores, que podem vir a ter lugar na Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, correspondendo assim a um anseio da população e da autarquia, e também na Agolada, no atravessamento da Estrada Nacional 114-3, no concelho de Coruche, bem como a renovação das estações de Muge, Agolada e Salgueinha.

De acordo com a IP, “a intervenção tem como principal objetivo a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração e reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines às plataformas logísticas nacionais e da Europa”, e irá consistir nos seguintes trabalhos a efectuar ao longo do percurso de toda a linha:

  • Substituição da superestrutura de via com utilização de travessas polivalentes de betão e carril 60 E1;
  • Prolongamento e renovação das Estações de Muge, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal;
  • Renovação das restantes estações:
  • 17 km de tratamento da plataforma (alguns em estações);
  • Terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes;
  • 69 Passagens Hidráulicas,
  • Três Pontões metálicos (que requerem suspensão de via);
  • Encerramento de seis Passagens de Nível (PN) e construção de quatro Passagens Superior Rodoviárias com os respetivos restabelecimentos;
  • Automatização de PN;
  • Construção de infraestruturas de suporte á componente de sinalização e telecomunicações;
  • Reabilitação/reformulação e/ou implementação de drenagem;
  • Implementação de RCT+TP;
  • Adaptação das instalações fixas de tração elétricas;
  • Trabalhos em Edifícios e Salas Técnicas;
  • Colocação e trabalhos associados à instalação de Torres GSMR.


    Recorde-se que actualmente esta linha férrea é exclusivamente percorrida por composições de mercadorias, assumindo-se como um dos principais eixos de transporte de bens entre Norte-Sul, sendo que com efeito, ao circularem por este itinerário ferroviário, os comboios evitam a passagem pela zona de Lisboa, que apresenta duas significativas restrições: as limitações de carga na Ponte 25 de Abril e a saturação da capacidade, sentida já na Linha de Cintura e sobretudo na Linha do Norte.

Integrada no Corredor Internacional Sul, a Linha de Vendas Novas é fundamental para a promoção de um transporte de mercadorias mais eficiente e para potenciar a competitividade da economia nacional”, refere a empresa pública.

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