Chuva dos últimos dias alivia seca

16 Setembro 2022, 14:57 Não Por Redacção

Segundo os dados hoje disponibilizados, tendo em conta as métricas efectuadas até 15 de Setembro, a chuva que caiu nos últimos dias aliviou a seca extrema em que se encontrava grande parte do território continental, mas está ainda longe das médias para a época verificada em anos anteriores.

No Vale do Sorraia, que até final de Agosto, se encontrava em seca extrema, as chuvas permitiram que o território absorvesse alguma água, estando agora em seca severa, o segundo índice mais gravoso da escala disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a estação meteorológica do IPMA em Coruche, entre 1 e 14 de Setembro foram registados 29.5 mm de precipitação, ainda assim bastante longe dos 184.8 mm registados na Covilhã.

O IPMA verificou um aumento significativo e generalizado dos valores de percentagem de água no solo em todo o território. Os aumentos mais significativos ocorreram no litoral Norte, em toda a região Centro e no Alto Alentejo.
De destacar a região Nordeste do território com muito locais ainda com valores inferiores a 10% e iguais ao ponto de emurchecimento permanente. Também muitos locais do Baixo Alentejo e Algarve continuam com valores inferiores a 20%.

As quantidades de precipitação ocorridas na primeira quinzena de Setembro verificaram-se principalmente nos dias 12 a 14, com os valores mais significativos a ocorreram no interior Centro, em particular no distrito da Guarda. Neste distrito a precipitação ocorrida nos dias 12 a 14 de Setembro é superior ao valor normal para o mês e cerca do triplo da precipitação normal do mês.

O total de precipitação nestes 14 dias, 52 mm, corresponde a 123% em relação ao valor médio 1971- 2000. Este valor até à data corresponde ao 4º Setembro mais chuvoso desde 2000 (valores mais altos em 2014, 2002, 2006, 2021).

________________

_____________________

_____________________