Chamusca homenageia Ruy de Carvalho com exposição de grandes momentos e personagens do actor (com Fotos)

9 Novembro 2023, 12:53 Não Por André Azevedo

O concelho da Chamusca homenageou uma das grandes figuras do teatro nacional, Ruy de Carvalho, que dedicou a vida aos palcos, dando vida a personagens intemporais e inesquecíveis, com a inauguração da exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, uma coletânea de fotografias do arquivo do Teatro Nacional D. Maria II, na terça-feira, 9 de Novembro, na Biblioteca Municipal da Chamusca.

A exposição conta, num itinerário fotográfico numa abrangente linha do tempo, uma vez que Ruy de Carvalho conta com oito décadas de carreira, com alguns dos momentos icónicos e personagens memoráveis que o actor mais velho no activo, em Portugal, interpretou ao longo dos anos e em vários palcos portugueses.

A exposição, com curadoria de Nélson Mateus, vai estar patente na biblioteca Ruy Gomes da Silva até 30 de Novembro e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da biblioteca.

Aos 96 anos de idade (e oito meses), como faz questão de frisar, Ruy de Carvalho é um dos mais emblemáticos actores nacionais e dos poucos da sua geração ainda no ativo, contabilizando mais de oito décadas de palco. Diz não pensar na morte, já que “chega a todos”. “Vivam a vida em pleno” foi o conselho que deixou na visita à exposição.

Seguiu-se uma tertúlia no Cineteatro Municipal onde respondeu, de forma descontraída, a várias questões do público. Conta que no início da carreira sentia “um friozinho na barriga” quando subia a palco. Hoje em dia o medo foi substituído sobretudo por “respeito pelo trabalho que faço”. O actor de 96 anos (e oito meses, como faz questão de frisar), confessa emocioando ainda que o que lhe dá mais prazer é “receber a gentileza do aplauso”.

Formado pelo Conservatório Nacional, pisou o palco no Teatro Nacional D. Maria II pela primeira vez em 1947, integrado na Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. Mais tarde, na reabertura do teatro em 1978, entrou para o elenco residente, onde permaneceu até 2000. Durante a sua longa carreira subiu ao palco do D. Maria II em cerca de 50 produções.

Ao NS, o presidente da autarquia chamusquense, Paulo Queimado, afirma que é um orgulho homenagear um dos maiores actores portugueses de sempre. O autarca mostrou-se agradado com as cercas de cinco dezenas de pessoas que marcaram presença quer na abertura da exposição quer na tertúlia, dizendo que é uma afirmação do amor pela cultura e pelo teatro que a população da Chamusca sente, acrescentando que é algo que lhes é querido há muitas gerações já que sempre houve muita tradição nesta área artística, com vários autores e actores de nascimento no “Coração do Ribatejo”. “O próprio Ruy de Carvalho confessou-me que se recorda de vários autores da Chamusca que foram a concurso no Teatro D. Maria II, quando ele fazia parte do júri”, afirma orgulhoso Paulo Queimado, relembrando ainda que há três grupos de teatro em actividade no concelho.

O autarca anunciou ainda que serão desenvolvidos os contactos necessários para trazer a peça que o actor tem, neste momento, em exibição “Ruy de Carvalho, a história devida”, que deverá subir a palco na Chamusca algures durante 2024.

________________

_____________________

_____________________