Centro de Saúde de Coruche perde três médicos

17 Dezembro 2022, 15:29 Não Por João Dinis

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Coruche, a funcionar no Centro de Saúde de Coruche, irá até final do ano perder três médicos, sendo que a sua substituição pode não ser “fácil”, apesar de ser uma unidade de saúde do tipo “B”, onde os médicos auferem de um aliciante salário.

Dois dos médicos que vai sair atingiram a idade da reforma, sendo que um terceiro solicitou a mudança para uma unidade de saúde mais próxima da sua área de residência.

O facto foi confirmado esta sexta-feira, na Assembleia Municipal de Coruche, depois da Presidente da Junta de Freguesia do Couço, Ortelinda Graça (CDU) ter manifestado a sua indignação com o anúncio do alargamento dos horários dos Centros de Saúde, inclusive o de Coruche, quando afinal o horário se mantém.

Berta Santos, Presidente da Assembleia Municipal e do Grupo Municipal para a Saúde, deu a conhecer a resposta de Hugo Sousa, Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACESL) ao pedido de abertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Coruche nas 24 horas, considerando este que “não tem sido possível a reabertura (do SAP durante 24 horas) com os recursos humanos actuais”, e nem as tentativas junto das entidades privadas deram resultados.

Para o Director, a falta de médicos irá também ser agravada com a saída dos três médicos no final do ano, esperando este que o concurso a ser lançado em brve possa amenizar a situação.

O Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira (PS), foi bastante critico para com a situação considerando que “é obrigado a concordar”, com as críticas ao sistema de saúde, considerando este que “a saúde em Portugal corre sérios riscos”, dando como exemplo o que se passa em Coruche, onde apesar de existirem médicos de família para todos os utentes inscritos, os meios de diagnóstico como o Raio-X estão avariados há longos meses.

Francisco Oliveira disse ainda ter informações de que será possível substituir dois dos três médicos que se vão ausentar do Centro de Saúde.

De acordo com o ACESL, o Centro de Saúde de Coruche tem disponíveis 10 médicos e 11 enfermeiros, bem como demais pessoal de apoio.

________________

_____________________

_____________________