
Centro de Saúde de Coruche aguarda autorização do INEM para ser equipado com Ambulância de Suporte Imediato de Vida
28 Fevereiro 2025, 17:12O Centro de Saúde de Coruche está a aguardar a autorização do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para que possa ser equipado com uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), com uma tripulação composta por um enfermeiro e um tripulante de ambulâncias de emergência, revelou esta sexta-feira em exclusivo ao NS a Diretora Clínica da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), Teresa Rodrigues.
“Pedimos ao INEM uma autorização especial para que o Centro de Saúde de Coruche possa acolher a ambulância e sua tripulação”, referiu a responsável médica, que aguarda agora as indicações do INEM para que o Centro de Saúde de Coruche possa ser adaptado às necessidades da SIV, nomeadamente uma sala para acomodar a equipa, que funcionará 24 horas, e um telheiro para a ambulância.
Teresa Rodrigues esclareceu ainda que a necessidade de uma autorização especial do INEM para Coruche está relacionada com o facto da Lei prever que as SIV estejam afetas a um Hospital ou um Serviço de Urgência Básico (SUB), facto que não se verifica em Coruche, apesar de uma ambulância com estas características estar prevista há mais de 20 anos.
Ainda assim e face ao número de ocorrências verificadas no concelho de Coruche e concelhos limítrofes, é esperado que o INEM venha a autorizar que o Centro de Saúde seja equipado com a ambulância que presta cuidados de saúde diferenciados.
Questionada se a chegada desta ambulância iria também coincidir com a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) nas 24 horas do dia, Teresa Rodrigues referiu que “para já não é possível”.
Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, contactado pelo NS, salientou que teve conhecimento da solicitação, esperando agora que o INEM possa ser o mais diligente possível na autorização.
De acordo com o INEM as Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida destinam-se a garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de suporte avançado de vida.
A tripulação da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) é constituída por um enfermeiro e um técnico de emergência pré-hospitalar. Ao nível dos recursos técnicos tem a carga de uma Ambulância de Suporte Básico de Vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, permitindo ainda a transmissão de eletrocardiograma e sinais vitais.
A SIV de Coruche prestará também socorro nos concelhos limítrofes, nomeadamente Salvaterra de Magos e Benavente.