
Casa do Campino acolheu Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens
25 Fevereiro 2025, 18:46A Casa do Campino, em Santarém, recebeu esta terça-feira, a Sessão Distrital do ensino secundário da 30.ª edição do Parlamento dos Jovens, que este ano debate o tema “Novas Tecnologias – Oportunidades e Desafios para os Jovens”.
A sessão contou com a participação de diversas personalidades, incluindo João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Mara Lagriminha, Deputada da Assembleia da República, Pedro Florêncio, Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, e Paula Costa, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Santarém. A sessão foi presidida pelo aluno Francisco Cruz.
Na sua intervenção, João Teixeira Leite dirigiu-se aos alunos participantes, provenientes de dezanove escolas do Círculo Eleitoral de Santarém, expressando o desejo de que “estas e outras iniciativas sejam um estímulo importante para que participem na construção da vossa comunidade”.
O autarca salientou ainda que “a política vai muito para além do que acontece no Parlamento. Inclui o poder local, as freguesias, as associações e coletividades. Ao pertencermos a essa dinâmica, estamos, todos os dias, a fazer política. A política é um veículo para melhorar a qualidade de vida das populações, do nosso território e do nosso País. Vocês são o presente e a nossa esperança na construção do futuro”.
O Parlamento dos Jovens tem como objetivo promover a educação para a cidadania, incentivando a participação cívica e o debate sobre temas da atualidade. O programa inclui eleições nas escolas, sessões distritais e uma sessão nacional na Assembleia da República, onde os jovens apresentam e discutem propostas para o País.
A iniciativa, aprovada pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é promovida pela Assembleia da República e destina-se a estudantes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, abrangendo escolas públicas, particulares e cooperativas do Continente, Regiões Autónomas e dos Círculos da Europa e de Fora da Europa.