Cartaxo aprova orçamento de 30 milhões de euros para 2024
30 Novembro 2023, 13:39O município do Cartaxo debateu o orçamento municipal para o ano de 2024 esta quinta-feira, 30 de Novembro em reunião extraordinária do executivo liderado pelo PSD. O líder do executivo, João Heitor, revelou que a receita estimada cifra-se nos 30 milhões de euros, enquanto a despesas ascendem aos oito milhões.
Como principais empreitadas o autarca referiu os projectos de requalificação das piscinas municipais, da circular urbana, da rede de saneamento dos Casais Lagartos e as requalificações das escolas Marcelino Mesquita, José Tagarro e D. Sancho I. A loja do cidadão, projecto aprovado em 2022, mantém-se como um objectivo do município, mas com a incerteza de quando arrancará a obra. João Heitor revelou ainda que será construído um novo estaleiro municipal, uma obra que se iniciará ainda em 2024, mas que decorerrá de forma muito faseada, uma vez que o investimento partirá na íntegra dos cofres municipais.
O presidente da autarquia deu nota que o embora o orçamento seja “uma peça chave para a estratégia de futuro no concelho, com o objectivo de o tornar um sítio de excelência para viver, trabalhar e investir”, o documento fica marcado pelas instabilidades que se vivem a nível nacional, com a recente queda do governo que significa atrasos nas candidaturas aos programas de financiamento comunitário, e pela instabilidade internacional causada pelas guerras na ucrânia e na faixa de Gaza.
O orçamento foi aprovado por maioria, com votos de abstenção dos elementos do Partido Socialista. Fernando Amorim, vereador da oposição, referiu que embora o orçamento esteja “no equilíbrio financeiro” é necessário um grande trabalho de captação de fundos europeus, já que apenas cerca de 30% do orçamento tem financiamento definido. “A autarquia arrisca-se a ter uma execução na ordem dos 30% se não conseguir captar fundos europeus”, vincou Fernando Amorim. João Heitor garantiu que não será um problema, uma vez que a Câmara do Cartaxo tem cumprido todos os requisitos necessários para ter acesso aos fundos comunitários.