Recital a 9 de dezembro na Operária de Santarém

30 Novembro 2023, 14:56 Não Por Redacção

A Sociedade Recreativa Operária de Santarém (SRO) apresentará um recital de árias antigas, no dia 9 de Dezembro de 2023, sábado, 19 horas, no Palácio Landal, sito no Largo do Padre Chiquito, Santarém.

Manuel Brás da Costa (contratenor) e André Arraia Gomes (barítono), acompanhados ao piano por Maria Calisto e ao violoncelo por Clara Curado, recuam aos séculos XVII e XVIII para oferecer um recital de árias antigas.

Os ouvintes poderão disfrutar da elegância, beleza e dramatismo de obras de compositores como John Dowland, Claudio Monteverdi, Alessandro Scarlatti, J.B. Lully, Henry Purcell ou C. Gluck. Com predominância na linguagem musical barroca, rica em ornamentos e contrastes, o recital proporcionará ao ouvinte uma agradável viagem auditiva pela música antiga, não esquecendo o período Renascentista e o início do Classicismo

O recital será uma oportunidade para ouvir o conceituado contratenor português Manuel Brás da Costa. Graduado no Royal College of Music, Londres (1995-1998), participou no Concurso de Canto Luísa Tody, Concurso Internacional de Canto de Braila (Roménia) e no Concurso Internacional de Canto de Chimay (Bruxelas). Entre outros, foi laureado no Concurso Internacional de Canto Graziella Schiutti Prize, Early Music Competition, e obteve o 2º lugar no Keith Falkner Prize. Foi o representante português no Festival Contratenores del Mundo, que decorreu em Havana em 2016.

André Arraia Gomes (barítono) é um jovem músico de Santarém. Integra a classe de Canto do Professor Manuel Brás da Costa desde 2016, no Conservatório de Música de Santarém e na ARS Musica – Escola de Artes da SRO Santarém, tendo participado em diversas actuações públicas, sobretudo em Santarém. Iniciou os seus estudos musicais em 2006, na classe de Piano da Professora Lioudmila Litvínova e estudou ainda Composição sobre a orientação do Professor Miguel Diniz. Participou em dezenas de concertos enquanto coralista (Conservatório, Coro Autêntico, Coral Sinfónico de Portugal, Coro Voar das Artes), sob a direcção de maestros como Hugo Rosário, Saraswati Griffith, Gonçalo Lourenço, Miguel Diniz

Maria Calisto (piano) é uma jovem artista de Almeirim, tendo iniciado os seus estudos em piano em 2009, no Conservatório de Música de Santarém, na classe de Piano da Professora Filomena Campos. Participou no Festival de Música Júnior edição 2012, integrando orquestra em concertos com Mário Laginha e Maria João. É licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2017), com Pós-Graduação em Acústica e Estudos do Som (2018). É co-fundadora do Trio Sophia, mantendo-se como pianista do grupo, pelo qual deu inúmeros concertos. Actualmente, exerce funções de professora de piano na ARS Musica – Escola de Artes da SRO Santarém e de técnica especializada em afinação e reparação de pianos.

Clara Curado estuda violoncelo desde 2010, começando os seus estudos no Conservatório de Música de Santarém. Entre 2018-2021, frequentou a Licenciatura em Música na Universidade de Aveiro

No seu percurso académico e profissional, participou em vários workshops, aulas abertas, masterclasses e estágios de orquestra por todo o país, incluindo o Festival de Música Júnior de 2012, com os solistas Maria João e Mário Laginha, a masterclass Violoncelos de Santa Cristina em 2017, com a violoncelista Maria de Macedo.

Apresentou-se como solista com a Orquestra do Conservatório de Música de Santarém e com a Orquestra do Conservatório de Música de Barcelos, com a qual participou em concertos em Barcelos e na Casa da Música, no Porto.

É violoncelista do Trio Sophia, com o qual se apresentou em concertos no Teatro Sá da Bandeira, na Igreja da Piedade, no Jardim da Biblioteca Municipal e no Palácio Landal, em Santarém. Pertence ao Sanct’Irene Ensemble, com o qual marcou presença no Convento de São Francisco, em Santarém, no Cine-Teatro de Almeirim e no Festival Bons Sons, em Cem Soldos. Integra também um trio com a cantora Raquel Miriã, com o qual interpreta poemas musicados de poetas portuguesas e que já se apresentou no Cine-Teatro de Benavente e no auditório da Escola Superior de Saúde, em Santarém.

O recital terá entrada livre, condicionada à lotação do espaço

A seguir ao concerto será servido um jantar, onde poderão partilhar o momento com os artistas (as inscrições para o jantar deverão ser feitas através do e-mail secretaria@sro.pt até ao dia 7 de Dezembro de 2023).

________________

________________________